Qual e o nome do pai da microbiologia?

Perguntado por: sferrari . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Antonie van Leeuwenhoek

Seu nome era Antonie van Leeuwenhoek e ele viveu de 1632 a 1723. Embora sem formação científica, van Leeuwenhoek se tornou o maior fabricante de lentes da sua época, tendo descoberto a forma de vida microscópica e tido como o “pai da microbiologia”.

Desenvolveu a vacina anti-rábica (1885) e uma para a cólera das galinhas (1889). Membro da Academia das Ciências, da Academia de Medicina e da Academia Francesa, fundou e dirigiu até morrer, em Paris, o primeiro Instituto Pasteur (1888), que se tornou um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa científica.

Anton Van Leeuwenhoek, lojista e porteiro da prefeitura, tornou-se um notável naturalista holandês que viveu de 24 de Outubro de 1632 a 26 de Agosto de 1723. Leeuwenhoek é, para alguns, considerado o inventor do microscópio e, para outros, o aperfeiçoador deste aparelho.

Ramo da Biologia que estuda os microrganismos
Microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio. O termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”.

A microbiologia surgiu a partir da criação do microscópio, inventado pelo holandês Antony Van Leeuwenhoek em 1674. Ele usou o equipamento para observar seres microscópicos em amostras de solo, saliva e fezes, chamando-os de “animálculos”.

Foi apenas em 1892 que o biólogo russo Dmitri Ivanovski descobriu, enquanto estudava um extrato de plantas infectadas por uma doença desconhecida, que o que estava causando manchas amarelas nas folhas só poderia ser algo menor que uma bactéria.

Entre 3,2 e 3,6 bilhões de anos atrás, uma combinação de meteoritos e água quente levou à produção das primeiras formas de vida terrestre. Eram bactérias unicelulares sem núcleo organizado que necessitavam do calor oriundo das águas vulcânicas e da luz do Sol para produzir energia para crescerem e se reproduzirem.

Os microrganismos do solo atuam diretamente nos ciclos biogeoquímicos de macronutrientes, micronutrientes e outros elementos vitais para o crescimento das plantas e da vida animal. O conjunto de microrganismos presentes no solo, como fungos, bactérias e vírus é conhecido como microbiota do solo.

A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”.

Em 1882, Koch descobriu o bacilo da tuberculose. Além de cultivá-lo fora do organismo humano, conseguiu provocar a doença em animais com o produto dessa cultura.

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

O que é MICROBIOLOGIA? A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.

  • Roda de balanço
  • Junta universal
  • Diafragma fotográfico

As primeiras observações de Hooke e os estudos de Antony van Leeuwenhoek levaram à descoberta das células. Porém so mente em 1839, com o botânico Matthias Jacob Schleiden (1804 1841) e o zoólogo e fisiologista Theodor Schwann (1810 1882), ambos da Alemanha, a célula foi reconhecida como unidade fundamental da vida.