Qual é o nome do osso que protege o coração e os pulmões?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

Funções dos ossos do corpo
É um local para a inserção dos músculos; Protege os órgãos internos, formando verdadeiras caixas de proteção (as costelas, por exemplo, protegem o coração e o pulmão); Constitui verdadeiros depósitos de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo; Produz células sanguíneas.

O esqueleto cardíaco, ou ânulo (anel) fibroso do coração, não é uma estrutura óssea como o esqueleto do corpo humano, mas um suporte estrutural fibroso para as câmaras do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular.

pericárdio

O pericárdio é um saco seroso de tecido conjuntivo fibroso que envolve e protege o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino.

Ele é o começo do tronco do nosso corpo e sua função é proteger os nossos órgãos. que, no caso, seriam o pulmão e o coração. Estes órgãos são protegidos pelas costelas São os nossos ossos que ficam ao redor destes órgãos bem importantes.

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

Osso móvel em forma de U que fica na parte anterior do pescoço na altura da terceira VÉRTEBRA CERVICAL. O osso hioide fica suspenso pelos processos do OSSO TEMPORAL por ligamentos, e é firmemente aderido à CARTILAGEM TIREÓIDEA por músculos.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

Osso lacrimal – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O tórax pertence ao grupo do esqueleto axial situado entre o pescoço e o abdome. Sua estrutura é dada pela parte superior mais estreita e aumenta inferiormente, tendo o que chamamos de formato de cone truncado.

Pericárdio: composto por uma membrana serosa e outra fibrosa, que juntas protegem e auxiliam o coração a posicionar-se de maneira correta; Miocárdio: camada mediana e espessa responsável pelas contrações realizadas pelo órgão; Endocárdio: membrana que reveste internamente as cavidades do coração.

O esqueleto fibroso do coração é um arcabouço de tecido fibroso que forma os anéis fibrosos das valvas e o trígonos fibrosos esquerdo e direito, que estão entre a valva da aorta e valva mitral, e valva da aorta e valva tricúspide, respectivamente. É neste esqueleto que as fibras musculares cardíacas se fixam.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

2. O coração funciona ao ritmo médio de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. 3. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio).

A pleura protege os pulmões e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração. Na parte inferior dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdômen.

O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.