Qual é o nome do osso do quadril?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A estrutura óssea do quadril consiste nos ossos pélvicos (ilíacos), sacro e cóccix. O osso pélvico é formado pela união dos ossos ílio, ísquio e púbis. Cada pessoa apresenta um par de ossos pélvicos, articulados entre si pela sínfise púbica, e ligados ao sacro.

Quadril: Anatomia
A região do quadril fica localizada entre o abdômen, região lombar e a coxa. É importante lembrar que temos 2 quadris. O quadril direito e esquerdo ficam nas extremidades da região da Bacia. A articulação do quadril é formada pela junção dos ossos do fêmur e uma parte da bacia chamada de acetábulo.

Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.

A articulação do quadril (anca) é uma grande articulação sinovial em bola e soquete (esferoide) entre a cabeça do fêmur e o acetábulo da pelve.

A articulação coxofemoral é a articulação entre a cabeça do fêmur e a concavidade hemisférica do acetábulo, localizada no aspecto lateral do quadril.

Quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).

Cintura - ela está localizada ao final da costela e próxima ao umbigo. Então, a fita deve passar nesta região. Quadril - a medida será a parte mais larga dos quadris que fica um pouco abaixo da cintura (a região dos ossinhos) Coxa - a parte que apresentar maior tamanho será a medida da sua coxa.

Osso do quadril. O osso do quadril, também conhecido como cintura pélvica, é irregular e formado por três ossos: ílio, ísquio e púbis. Esses ossos também são chamados de ossos inominados ou ossos pélvicos. Eles se desenvolvem separamente e, na infânica, estão conectados apenas por cartilagem.

O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, o osso mais longo do corpo humano.

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

Comumente, pacientes que sentem dor no quadril na região lateral são diagnosticados com “bursite trocanteriana”. No entanto, na maioria dos casos a inflamação da bursa no quadril pode estar associada a alterações de tendões e músculos glúteos, originando o que chamamos de Síndrome Dolorosa do Grande Trocânter (SDGT).

Assim como toda dor, a dor no quadril persistente deve ser investigada. A dores podem ser decorrentes de uma simples sobrecarga ,até um desgaste articular (artrose), ou até mesmo um tumor. Inicialmente , o paciente deve procurar um especialista em quadril .

Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril.

3. Qual o melhor remédio para dor no quadril? Geralmente usamos os anti-inflamatórios não hormonais e analgésicos simples (como dipirona) no manejo inicial de dores no quadril. Dores mais intensas podem ser tratadas com medicações opioides (analgésicos mais potentes).

São eles:

  • Fêmur, localizado na coxa;
  • Patela, tíbia e fíbula, localizados na perna;
  • Ossos tarsais (7), localizados na parte superior e posterior do pé;
  • Ossos metatarsais (5), localizados na região média do pé;
  • Falanges (14), localizados nos dedos do pé.

O Ilíaco é um osso plano, chato, irregular, par e constituído pela fusão de três ossos: Ílio - 2/3 superiores; Ísquio - 1/3 inferior e posterior (mais resistente); Púbis - 1/3 inferior e anterior.

Cada homem possui um par de ossos do quadril, dispostos simetricamente e ligados entre si pela sínfise púbica. O par é chamado genericamente púbis.