Qual é o nome do músculo do pescoço?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Ele contém os seguintes músculos: esternocleidomastóideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo, bem como os músculos escalenos anterior, médio e posterior.

Músculos anteriores do pescoço
Platisma: deprime a mandíbula e tensiona a pele do pescoço. Esternocleidomastoideu (ECM): flexão, extensão e rotação do pescoço. Subclávio: sustem a clavícula.

O músculo trapézio tem vários pontos de origem ao longo da linha média da região posterior do pescoço e do dorso. As fibras superiores se originam no terço medial da linha nucal superior e na protuberância occipital externa do osso occipital. Esses fibras têm um trajeto descendente em direção a seu ponto de inserção.

5 sinônimos de pescoço para 3 sentidos da palavra pescoço: 1 garganta, goela, fauce.

Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca. A face é constituída por catorze ossos, são duas maxilas, dois zigomáticos, dois lacrimais, dois nasais, dois cornetos inferiores, dois palatinos, um vômer e uma mandíbula.

Os músculos são quatro, o primeiro é o músculo reto posterior maior da cabeça. Apresenta uma origem no osso vertebral axis (espinha) e uma inserção no osso occipital (linha nucal inferior). A sua ação é o movimento de extensão da cabeça.

Na anatomia humana, o esternocleidomastóideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região ântero-lateral. É o principal flexor do pescoço.

Está localizado no compartimento anterior do pescoço. Agindo em conjunto, os músculos digástricos elevam o osso hióide e o sustentam durante a deglutição e a fala. Além disso, agindo a partir da região posterior, eles abrem a boca e abaixam a mandíbula.

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

O plexo cervical é formado pelos nervos espinhais C1 a C5, emitindo ramos sensitivos e motores para a cabeça e pescoço:

  • Ramos sensitivos: occipital menor, auricular maior, cervical transverso, supraclavicular.
  • Ramos motores: alça cervical, nervo frênico, nervo para os romboides, nervo para o serrátil anterior.

Existem cinco grupos principais de músculos faciais, cada um consistindo em vários músculos menores que são responsáveis pelo movimento de uma região particular da face:

  • Grupo orbitário.
  • Grupo nasal.
  • Grupo oral.
  • Grupo auricular.
  • Grupo do couro cabeludo e pescoço.

Chamamos de trapézio a região triangular que engloba desde a parte do pescoço até o meio das costas. Esse músculo ajuda os nossos braços e ombros a garantirem mais força e estabilidade, além de trazerem mais simetria muscular ao corpo.

Músculo Epicrânio
O Músculo Epicrânico é formado pelo ventre occipital e pelo ventre frontal do Músculo occiptofrontal juntamente com o Músculo Temporoparietal. Estes são reunidos por uma extensa aponeurose intermediária: a gálea aponeurótica ou aponeurose epicrânica.

músculo esplênio do pescoço

A função do esplênio do pescoço é coordenar a posição da cabeça e do pescoço durante vários movimentos do corpo, tais como levantar da posição sentada. Faz isso realizando a flexão lateral, a rotação e a extensão do pescoço. Este artigo discutirá a anatomia e a função do músculo esplênio do pescoço.

O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

, a dor no pescoço é um motivo bastante comum para consultar um médico. A dor é geralmente o resultado de problemas no sistema musculoesquelético – a coluna vertebral, incluindo os ossos da coluna vertebral (coluna vertebral ou vértebras) e os músculos e ligamentos que dão sustentação.

Causas para a rigidez no pescoço.
Entre as causas mais comuns está o stress e a má postura, embora possam também surgir outras patologias. Vejamos quais: O Torcicolo – Normalmente causado por postura incorreta da coluna e do pescoço. A Artrite – Causada por uma inflamação aguda das articulações do corpo.

A contração bilateral do músculo longo da cabeça flexiona a cabeça e o pescoço, enquanto a contração unilateral causa rotação ipsilateral da cabeça.

TRÍGONO CERVICAL POSTERIOR
O assoalho do trígono é formado pela fáscia pré-vertebral sobrejacente aos músculos esplênio da cabeça, levantador da escápula e escalenos.

Músculo triangular espesso no OMBRO cuja função é aduzir, flexionar e estender o braço. É um sítio comum de INJEÇÕES INTRAMUSCULARES.