Qual e o nome do Meridiano que corta a Terra verticalmente?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Meridiano de Greenwich

Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que cruza o planeta Terra de norte a sul, acompanhando o sentido do seu eixo. Ele divide a superfície entre os hemisférios oeste e leste e representa o marco zero para a contagem universal das longitudes e também das horas.

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

Círculo Meridiano

O Círculo Meridiano (360º) com maior extensão em terra firme é aquele que passa nas longitudes 109º Leste e 71º Oeste. Passa pela Península Antártica, corta a América do Sul da Terra do Fogo até à Venezuela.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, também chamado de “primeiro meridiano”, é a mais importante linha meridional imaginária. Ele corta o Globo Terrestre de norte a sul e divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.

O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

O que são paralelos? Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).

No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios.

Linhas de longitude vão de norte a sul
Tudo ao longo desta linha tem uma coordenada de longitude 0°. Mas o meridiano principal (meridiano de Greenwich) é específico para 0° de longitude. Assim como o equador separa norte e sul, o meridiano de Greenwich separa leste e oeste.

Meridiano de Greenwich

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).

meridiano de Greenwich

Todo o território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área pertence ao hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do país, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério norte e 93% localizado no hemisfério sul.

Qual a importância do Meridiano de Greenwich? Os fusos horários correspondem à padronização dos horários nos diferentes locais da Terra. Os fusos são medidos de acordo com a posição geográfica longitudinal e são divididos por linhas imaginárias chamadas meridianos.

Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos. Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.

Os trópicos são linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, que circulam a Terra inteira. Essas linhas estão dispostas no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e no Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

A Linha do Equador é a principal linha imaginária do planeta. Ela serve como referência fundamental em termos de localização geográfica e deslocamento. A Linha do Equador corta vários países, dentre eles, o Equador. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

Fusos do Brasil
Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich. O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich. Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes.

Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.