Qual é o nome do gás que respiramos?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 18 votos

oxigênio

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

argônio

Essa família também é chamada de grupo zero, porque a reatividade desses elementos em condições ambientes é nula. Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio.

O gás carbônico é constantemente produzido pelas células durante o metabolismo celular (respiração celular), gerando uma diferença de concentração entre o interior da célula e seu exterior (espaço intercelular ou interstícios), e uma consequente difusão desse gás carbônico para o líquido intersticial.

O mecanismo de respirar é realizado da seguinte maneira: respiramos o oxigênio (O2) e liberamos o gás carbônico (CO2) na atmosfera, o qual será absorvido pelas plantas e outros seres autótrofos no processo denominado de fotossíntese.

Não sopramos só gás carbônico. No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca. Cada vez que inspiramos, entram, em média, 12,5 mililitros de ar no pulmão. Dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros.

gás carbônico

Na espécie humana, as trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue ocorrem nos pulmões e constituem a respiração pulmonar. O gás carbônico é eliminado do corpo no ar expirado.

O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

Na indústria de combate à incêndio, o argônio é capaz de fornecer um cobertor inerte nas operações, ou seja, previne que qualquer química reaja de forma negativa com o oxigênio e/ou outras substâncias presentes no ar. Além disso, o argônio também pode ser utilizado para a produção de lâmpadas de neon e lasers.

A respiração aeróbia pulmonar compreende a troca de gases que ocorre nos alvéolos pulmonares, no qual o oxigênio é absorvido e o gás carbônico liberado.

O oxigênio, cujo símbolo é O, é o elemento químico não metálico (ametal) localizado na família VIA ou grupo 16 (família dos calcogênios) e no 2º período da tabela periódica. O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental.

- Nitrogênio é um gás incolor. Oxigênio é um gás incolor. - Nitrogênio forma mistura homogênea com oxigênio.

nitrogênio

O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo.

Isso acontece porque esse gás a níveis próximos a 80.000 ppm (8% do volume) pode intoxicar o ser humano ou quando atingir o volume de 7 a 10% pode ocupar o espaço e expulsar o oxigênio, tornando, assim, o ambiente propício para a asfixia.