Qual é o nome do gás do pum?

Perguntado por: rsouzas6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sulfeto de hidrogênio

Sulfeto de hidrogênio, conhecido pelo mau cheiro, pode regular pressão. Um gás liberado em flatulências e em "bombas de cheiro" pode desempenhar o papel de regular a pressão sangüínea, segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada "Science".

Os gases do sistema gastrointestinal são compostos basicamente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. O arroto tem composição parecida, porém é mais rico em oxigênio e nitrogênio.

O pum faz parte da digestão humana e continuará fazendo, quanto a isso, não há o que fazer. Pode gerar desconforto e dores abdominais por provocar uma distensão no intestino.

A chance de pum pegar fogo existe, sim, mas é muito pequena. Entre os gases que compõem o pum está o metano (CH4), que é uma substância combustível e pode incendiar se em contato com algo que produza fogo, como uma faísca de um isqueiro.

A médica explica que a flatulência é a formação excessiva de gases quando bactérias e fungos que vivem em nosso intestino fermentam alimentos que não são bem digeridos e absorvidos.

O fedor do peido tem origem na presença de gás sulfídrico (H2S), metanotiol (H3C-SH), dimetil sulfeto (H3C-S-CH3) e mercaptanas na mistura. Estes compostos contêm enxofre em sua composição. A proporção dos compostos fedorentos representa algo como 1% do total.

Fazer massagem abdominal: outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo. Tomar chás: tomar chá de erva-cidreira com funcho e de carqueja ao longo do dia também é uma boa opção.

Adaptação ao nosso próprio pum
Além do nojo que, basicamente, nos manteve vivos ao longo dos séculos, a adaptação aos nossos próprio odores também ajudam a preferirmos nosso próprio pum ao dos outros. Se não fosse isso, provavelmente, seria impossível as pessoas fazerem a higiene pessoal corretamente.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.

A coisa acontece assim: depois que o ar é engolido, ele atravessa a faringe e o esôfago antes de chegar ao estômago. Parte desse ar segue para o intestino, onde vai virar. pum A outra, impulsionada por contrações estomacais, toma o caminho de volta e sai pela boca num arroooto!

O popular “pum” é colocado em um vidro e vendido para os clientes no valor de 755 libras — aproximadamente R$ 5,662 mil. Segundo o jornal britânico Daily Star, ela consegue faturar cerca de 35 mil libras na semana, o que daria R$ 262 mil. Ela participou da quarta temporada do spin-off em 2020.

Os gases se acumulam no estômago e são eliminados através da eructação (arroto). Quando isso não ocorre são transportados até o intestino delgado onde são parcialmente absorvidos e o restante se dirige ao intestino grosso sendo eliminados através do ânus, na forma de flatos.

Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poro, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate, ketchup. Cereais e massas: produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.

Entenda os riscos de segurar pum
O acúmulo de flatulências pode provocar dores agudas e distensões na região abdominal. Por isso, é importante, sempre que possível, não segurar pum.