Qual é o nome do curandeiro da tribo?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Pajé

Pajé é uma palavra de origem tupi-guarani utilizada para denominar a figura do conselheiro, curandeiro, feiticeiro e intermediário espiritual de uma comunidade indígena. O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras.

CACIQUE E PAJÉ, NOMES DIFERENTES, FUNÇÕES DIFERENTES
Muito confundidos pelas culturas não-indígenas, os caciques e pajés tem funções diferentes em uma aldeia indígena. O papel dos pajés é trazer as curas através dos espíritos protetores e transmitir o conhecimento e a sabedoria dos antepassados.

Um índio exerce a função do pajé ou xamã não pela imposição, mas como quase tudo que transcorre entre o povo indígena da Amazônia, esta função é por reconhecimento de seus iguais. Só seu povo pode dar a condição a um pajé de ter essa posição social. Por fim, o povo da aldeia, passa o considera-lo desta forma.

Tupã

Tupã “O Espírito do Trovão” é o principal deus indígena e o criador do céu, da terra, dos mares, dos animais e das plantas. Ele ensinou aos homens a agricultura, o artesanato e a caça e concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Os tapuias acreditavam na imortalidade da alma desde que a pessoa não tivesse morrido de morte matada ou de picada de serpente. Os Tapuias não faziam nada sem antes consultar os feiticeiros e adivinhos.

Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.

O “Chamado de Raoni” acontecerá entre 24 e 28 de julho, na aldeia Piaraçu, no Mato Grosso, onde vive o cacique mais famoso do Brasil.

Cacique Raoni fará evento histórico em sua aldeia para fortalecer luta indígena. O líder indígena mais famoso do Brasil, Raoni Metuktire, está convocando caciques e lideranças de várias etnias e Estados para a nova fase de luta pelos direitos indígenas.

Na cultura indígena, pajé significa médico, e, para Sapaim, todos os ensinamentos que hoje coloca em prática foram dados por Mamaé.

Para a aldeia, o pajé exerce a função de curandeiro e conselheiro. Acredita-se que os pajés tenham conexões sobrenaturais com os espíritos da natureza. Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa.

Tem, como sinonímia, os termos: xamã, manda-chuva, benzedor e curandeiro. Outras terminologias se aplicam: caraíbas, paié, pagi, pay, payni, pai.

Parteira, enfermeira, médico… do lado do pajé. Médico vai entender trabalho do pajé e pajé vai entender o trabalho do médico.”. Mapulu é reconhecida em sua comunidade e em várias outras como uma referência na arte da curanderia. É também uma exímia parteira, ofício de que gosta muito e tem muito orgulho.

Enquanto que os pajés são considerados líderes espirituais e curandeiros de uma tribo indígena, os caciques são os chefes políticos e administrativos da aldeia. O cacique, assim como o pajé, é um dos membros mais importantes da tribo, sendo responsáveis pela ordem e bom funcionamento da comunidade indígena.

O cocar representa, segundo o Pajé Nato Tupinambá, “a força sagrada de um guerreiro, a força sagrada de um pajé... que tu foste enviado com uma missão”. Por isso, ele é utilizado por lideranças da aldeia: caciques – líderes políticos –, pajés – líderes espirituais – e também por qualquer outro membro da aldeia.

Símbolos: Uso do cocar reúne diferentes significados para os indígenas. Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Cabocla Jurema
Nome nativoYurema
PaisIemanjá (mãe espiritual) Caboclo Tupinambá (pai carnal)

Dentre os muitos Caboclos que foram avisados: Caboclo 7 Estrelas da Jurema, Caboclo Pena Branca, Caboclo Urubatão, Caboclo Jari, Caboclo Janari, e Caboclo Rompe Mato. Os Caboclos então, se posicionaram na imensa floresta à espera do desconhecido.

3) Oração à Cabocla Jurema
Ajude-me a (faça o pedido), em nome de Tupã e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois sei que vossa ajuda é feito flecha certeira e nunca falha. Okê Cabocla Jurema!" +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente.