Qual é o nome do chapéu do índio?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Para os Fulni-ô, quem ganha um cocar deve cuidar muito bem dele, por ser parte da identidade das comunidades indígenas.

Totem significa o símbolo sagrado adotado como emblema por tribos ou clãs por considerarem como seus ancestrais e protetores. O totem costuma ser um poste ou coluna e pode ser representado por um animal, uma planta ou outro objeto.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Quando um índio diz que a própria terra é `sagrada¿, não é força de expressão. Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam.

Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido. Para os Fulni-ô, quem ganha um cocar deve cuidar muito bem dele, por ser parte da identidade das comunidades indígenas.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

A cor vermelha é utilizada pelos indígenas quando predomina o sentimento de guerra. Simboliza o sangue derramado no período da colonização do Brasil, diante dos confrontos com colonizadores.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

Para os homens a tatuagem de índia representa a proteção dos deuses indígenas bem como a bravura e a garra de um guerreiro que vai à luta diariamente. o significado da tatuagem de índias para as mulheres representa a determinação e a coragem para lutar no dia-a-dia.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.

As principais tribos indígenas atualmente no Brasil são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante, Pataxó e Potiguara.

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.

Trata-se de um rito com muito misticismo envolvido. Por isso, a festa é repleta de música e danças típicas, envolvendo todos os membros da comunidade em volta do casal de noivos. Em tribos como a dos kaiowas ou dos tamoios, os anciãos preparam para o grande dia uma resina colorida para ser aplicada nos braços da noiva.

O cocar é feito artesanalmente com penas de araras, papagaios e outros pássaros nativos. Mas também podem ser feitos com aves “de chão”, como galinhas e emas. Tendo como sinal de autoridade, o cocar do cacique deve ser feito com as penas apontadas para cima.

Os indígenas denominam de "roça" ao plantio da maniva (mandioca) e de outros tubérculos como a macaxeira, o cará, a batata-doce, o tajá e outros.

ÍNDIOS APROVAM
O pajé usa o tipi para soprar o rapé nas narinas dos presentes. Há tosses e espirros. Alguns se sentam, outros, vomitam. Rolos de papel higiênico, água e latas de lixo estão à disposição de todos.

Os colares são adereços que os índios utilizam no pescoço e eles também são feitos de sementes e de penas.