Qual é o nome do brinquedo do Chaves?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Bilboquê, também conhecido em certas partes do Brasil como Biloquê, é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte. Através do movimento das mãos, essa bola deve ser encaixada no suporte.

CATHERINE HETTINGER

CATHERINE HETTINGER É A INVENTORA DO BRINQUEDO QUE FAZ TANTO SUCESSO HOJE EM DIA. PORÉM ELA INVENTOU O BRINQUEDO À 25 ANOS ATRÁS, EM 1993, COMO UMA MANEIRA DE BRINCAR E ENTRETER A SUA FILHA SARAH. SEGUNDO O HISTORIADOR CÂMARA CASCUDO, ESTE JOGO EXISTE HÁ MAIS DE 20 SÉCULOS.

O jogo consiste em enfiar a bola na alça com uma mão. Seja como for, a origem do bibloquê permanece obscura. A explicação mais provável seria que a palavra bilboquet vem do francês 'bille'. É provável que tenha surgido na França no final do século XVI.

No centro do espaço para o jogo (pode ser uma quadra, ou qualquer outro espaço livre), uma equipe enche e esvazia garrafinhas com areia. Enquanto isso, a outra equipe arremessa uma bolinha, tentando atingir as pessoas do centro. A dinâmica lembra o jogo de queimada. Quando acertam alguém, as equipes trocam de lugar.

Ele é um brinquedo muito antigo, encontrado em muitos países, desde o século XVI. Existem muitos tipos e o mais comum consiste em uma bola de madeira furada, presa a um bastão por um fio. Para brincar, você deve tentar encaixar o furo da bola na ponta do bastão, apenas jogando o bastão para cima, sem soltá-lo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Os americanos Louis & Dave Marx promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira moda no mundo inteiro. VAI-E-VEM: 1976 — Durante o verão, surge na Itália o brinquedo Vai-e-Vem. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon.

Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se bilboqué.

O bilboquê é oriundo da França há 400 anos. Existem vários relatos sobre a existência do bilboquê em diversas pinturas antigas, sugerindo que ele era muito utilizado como entretenimento há tempos atrás ao redor do mundo.

Chocalho
Durante escavações feitas na cidade de Kültepe Kanis-Karum, que fica na atual região da Turquia, arqueólogos encontraram um chocalho de cerâmica que data de 4.000 anos. Eles acreditam que este pode ser o brinquedo infantil mais antigo que já foi descoberto.

“Possibilitar que a criança através da brincadeira com o bilboquê desenvolva a motricidade, noção espacial e lateridade. Aprimorar a capacidade de reflexão e percepção, através da construção do próprio brinquedo, estimulando sua criatividade”.

O Bilboquê consiste em duas peças: Uma garrafa pet com a tampinha, presos um ao outro por um cordão (barbante, ou cadarço de um tênis que você não use mais). O jogador deve lançar a tampinha para o alto e tentar encaixá-la dentro do funil. Pode-se usar fita colorida, canetinhas e adesivos para enfeitar.

A peteca, o cabo de guerra e a queimada também entram para a lista das tradições indígenas — e, inclusive, se fazem presentes ainda hoje nas aulas de educação física de muitas escolas!

Jeito de brincar
Cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence.

Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar!

O jogo consiste no seguinte: todos os jogadores de cada equipe tem que mexer o. corpo pra trás e pra frente, como se fossem uma cobra. rastejando pelo chão.