Qual é o nome do bicho do Senhor dos Anéis?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

De facto, Gollum é a criatura mais popular da saga O Senhor dos Anéis, embora seja também uma das mais enigmáticas. Eis o que sabemos sobre ele: o seu verdadeiro nome é Sméagol e durante muito tempo foi apenas um inofensivo hobbit.

Personagem esse que é repleto de contradições, conflitos e uma obsessão pelo anel, “o precioso”, o qual possui poderes mágicos e é item de todas as estórias, recebendo maior destaque em O Senhor dos anéis.

Sauron, também conhecido como Senhor do Escuro de Mordor ou Senhor Sombrio, por vezes referido como Inimigo do Mundo, é um Maia que se tornou o tenente mais poderoso de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio.

"Foi Gil-galad, Rei-Elfo, que juntamente com Elendil do Ponente, derrotou Sauron, embora os dois tenham sucumbido nessa empresa; Isildur, filho de Elendil, cortou o Anel da mão de Sauron e tomou-o para si.

Ele é da mesma raça do Gandaf. Embora Sauron possa ser frequentemente referido como o “Lorde das Trevas” e aparecer numa forma corpórea de um homem, ele é um Maia, sendo mais velho que a própria Terra-Média.

Morgoth, antes da queda, se chamava Melkor, e era o mais poderoso Ainur, os primeiros seres criados por Eru antes do começo do mundo. Junto com seu criador, eles cantavam a Ainulindalë, que é essencialmente a música através da qual todo o universo surgiu.

Foi um hobbit do Condado que herdou de seu tio Bilbo Bolseiro o Um Anel de Sauron e comprometeu-se à missão de destruí-lo na Montanha da Perdição.

Gollum

O ator Andy Serkis, que dá vida ao personagem, estava dando um entrevista e, quando perguntado se o Gollum gostava dos filmes, decidiu responder de uma maneira um tanto quanto inusitada! Serkis começou a falar com a voz do personagem, usando o bordão mais famoso de Gollum para o anel: "Meu precioso".

Criar o Um Anel fez Sauron se enfraquecer e se fortalecer ao mesmo tempo. Com o Um Anel colocado no dedo, Sauron podia controlar o poder de todos os outros Anéis, e assim ele tornou-se significativamente mais poderoso que todos.

Por ser um símbolo do Eu-Universal, o Anel Soberano confere poder ao seu portador, mas um poder que está sempre de acordo com a estatura psicológica do ser que a usa. Esta característica é frequentemente salientada ao longo da trilogia. É por esta razão que Gandalf, Elrond e Galadriel recusam a sua posse.

E Sauron era servo de Aulë, o deus-ferreiro, antes de ser corrompido por Morgoth. É com esse conhecimento que ele chega em Eregion e até se aproveita disso para conquistar Celebrimbor por sua vaidade.

Morgoth eventualmente foi derrotado no fim da Guerra de Ira, que marcou o fim da Primeira Era mas o seu tenente Sauron continuou a guerra na Terra-Média por milhares de anos. A profecia é de que ele irá retornar no fim dos tempos para lutar e será derrotado e Arda finalmente ficará livre de todos os males.

Sauron temia Galadriel
De acordo com notas deixadas por Tolkien, Galadriel era tão poderosa que botava medo até mesmo no Senhor do Escuro. Isso porque Sauron via a Elfa como uma igual e vivia preocupado com o que Galadriel poderia fazer com suas habilidades caso desejasse.

Maiar

Gandalf é um Mago Istari, pertencente à raça dos Maiar, espírito angelical do mundo tolkienano, e costumava andar com Nienna com quem aprendeu a paciência e a compaixão (Silmarillion), mas diz-se que era conselheiro de Irmo Lórien.