Qual é o nome do animal que cospe?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Lhama

Lhama cospe nas pessoas para proteger um grupo de ovelhas.

As lhamas se comunicam e utilizam diferentes vocalizações para, por exemplo, alertar o grupo de algum perigo ou expressar irritação. Uma característica marcante delas é sua capacidade de cuspir uma espécie de muco quando se sentem ameaçadas.

As lhamas foram domesticadas há cerca de quatro mil anos pelos povos pré-colombianos e até hoje são extremamente importantes para os povos andinos. Elas são usadas como animal de carga e fornecem leite e lã. Suas fezes também servem como combustível e como fertilizantes naturais.

Muitas pessoas conhecem as lhamas pelo seu curioso hábito de cuspir. Esses animais cospem um muco fétido quando se sentem estressados ou ameaçados.

Atualmente, as Alpacas vivem, principalmente, no norte da Argentina e do Chile e nos territórios do Peru - onde está o maior número de exemplares - e da Bolívia. Porém, algumas espécies podem ser encontradas também nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália.

Os animais são vendidos por R$ 9 mil; prenhas e filhotes, por R$ 10 mil.

Alpaca é uma liga metálica composta por cobre, níquel e zinco - com porcentagens que variam. O material é visto em muitos elementos que permeiam a vida de quem cultiva o cavalo Crioulo – arreios, por exemplo –, até mesmo nas tradicionais facas utilizadas junto à vestimenta de muitos. A cor se assemelha a do aço.

A alpaca é um animal da família dos camelídeos. É menor que a lhama, tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da sua lã (fibra de alpaca).

O animal protege "ferozmente" um grupo de ovelhas, cuspindo em qualquer um que se aproxime. Uma lhama de uma fazenda em Brush Praire, nos EUA, pensa que é um cão de guarda. O animal protege "ferozmente" um grupo de ovelhas, cuspindo em qualquer um que se aproxime.

As lhamas também têm uma forma única de demonstrar aquele famoso "ranço". Para expressar seu descontentamento, elas podem mostrar a língua ou, caso a primeira opção não funcione, cuspir no alvo de seu desgosto. E a cusparada vai longe: pode chegar a impressionantes 5 metros de distância.

É possível distinguir os dois animais pela forma das suas orelhas. As lhamas possuem orelhas largas e com forma de banana. Já as alpacas têm orelhas simétricas e com o formato de pera. Além disso, estão cobertas de uma pelagem muito fina e uma cor mais uniforme do que as lhamas.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as lhamas são consideradas animais domésticos em território nacional, dispensando autorização para sua criação ou comercialização.

As lhamas, animais presentes em países da América Latina, como Argentina, Peru, Colombia e Chile também são criados no Paraná! Considerados exóticos na região, os animais são criados em uma fazenda, em Saudade do Iguaçu, pelo maior criador desses animais do Brasil, Davi Lima.

A llama é um animal tradicional dos Andes e famosa pela lã dentro e fora da América do Sul. Mas o animal não serve apenas para ajudar a aquecer. Na Bolívia, a carne desse parente do camelo tem virado iguaria em restaurantes mais sofisticados.

A alpaca tem uma cor semelhante ao aço. Já a prata 925, uma vez 50 possui um aspecto brilhante e atraente com uma tonalidade que se assemelha levemente branco. Em contrapartida, a alpaca possui uma tonalidade brilhante, mas parecida com um amarelado, além da prata ser um metal bem mais pesado em comparação à alpaca.

O período de gestação dura cerca de 345 dias, após os quais apenas um bebê de 6 ou 7 kg dá à luz. Muito raramente há casos de 2 bebês. Eles têm uma longevidade de cerca de 20 anos.