Qual é o nome do animal que come formiga?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Tamanduás-bandeira chegam a comer milhares de insetos por dia, com estimativas em 30.000 insetos/dia, numa dieta baseada em formigas e cupins. Ao se alimentar há uma forma de equilibrar as populações de insetos na natureza e o meio onde vivem.

Tamanduá-mirim, meleta.

insetos

Quando pensamos em animais que comem formigas, a primeira coisa que vem à mente é o tamanduá. No entanto, muitas outras espécies se alimentam desses insetos: pássaros, aracnídeos, lagartos, sapos e outros artrópodes, como besouros e outras formigas. Isso é chamado de mirmecofagia.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Mostrando que tamanho não é documento, os únicos capazes de meter medo no maior mamífero da Terra são as formigas. Isso mesmo, com apenas 1cm, elas têm capacidade não só de assustar os gigantes, mas de impedir que eles se alimentem de determinadas árvores ; justamente as escolhidas pelos insetos para habitar.

Resposta verificada por especialistas. Os poríferos, que são as esponjas do mar, os cnidários como as medusas e águas-vivas, os ágnatos, que são peixes sem mandíbula e todos os nematódeos. Esses são os animais que não possuem língua.

Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções. No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência.

arapaçus

Os arapaçus sobem nos troncos grandes na mata, e as fêmeas de espécies pequenas ficam sem ajuda dos machos com os ninhos quando precisam voar para longe dos arapaçus maiores, e encontrar um local livre sobre as formigas para se alimentar.

Ave ocorre na região do baixo Amazonas e tem o hábito de perseguir formigas no solo para se alimentar. É encontrada no Amapá e Pará. Formigueiro-ferrugem (Myrmeciza ferruginea) é ave que mede até 15 centímetros e pertence à família Thamnophilidae. Tem o topo da cabeça, o dorso e cauda em tons ferrugem.

formigas

As formigas têm cinco narizes e cada nariz tem a sua função. É na Austrália que existe o maior número de espécies de formigas.

Quokka

O Quokka é um marsupial comum na região sudoeste do país. Ele é dócil e tem o tamanho de um gato. Mas o que mais chama a atenção no animal é o fato de parecer que ele está sempre sorrindo. Até mesmo quando dorme.

O quati é um mamífero da ordem Carnivora, da família Procyonidae e do gênero Nasua. O grupo está distribuído desde o Arizona até o norte da Argentina, possuindo três espécies: Nasua nasua, Nasua narica e Nasua nelsoni. Este animal também é conhecido por seu nome popular "Tamanduá Palito".

R$ 150

"As tanajuras vêm de locais onde chove muito naquela época, como Caétes, Buíque, Panelas... onde vai caindo a turma pega e já liga para me avisar", enfatiza. A quantidade não é suficiente e por isso ela também compra nas feiras. "Um quilo na feira custa R$ 150", comenta.

Içá ou Tanajura é a formiga Saúva responsável pela perpetuação da espécie. Após cerca de 3 anos um formigueiro começa a produzir Içás que voam na Primavera para formar novos formigueiros. Estima-se que apenas 1% das Içás atingem seu grande objetivo.

Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas.

Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.

Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).

Como para outras formigas, a visão não tem uma grande importância na vida desses insetos. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.