Qual é o nome desse traço?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Os sinais de pontuação são:

  • ponto-final;
  • ponto de interrogação;
  • ponto de exclamação;
  • dois-pontos;
  • vírgula;
  • reticências;
  • travessão.

Todo símbolo é sinal, mas todo sinal não é símbolo. Sinais são representações plásticas de coisas sensíveis ou não. Há sinais comuns e especiais. Os sinais comuns representam realidades do mundo sensível.

Significado de Esse
pronome demonstrativo Pronome que relaciona a coisa designada (no espaço ou no tempo) à pessoa com quem se fala: esses teus olhos fascinam a qualquer um. Indica o tempo afastado do momento presente: durante esse tempo, ele vivia no exterior.

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

Na construção civil, o traço nada mais é do que a indicação da quantidade de materiais que constituem os tipos de argamassa produzidos a partir de cimento, como o concreto, alvenaria, reboco, o chapisco e o emboço.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Sem mais delongas, o travessão pode ser utilizado para:

  1. Substituir os dois-pontos;
  2. Destacar termos;
  3. Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;
  4. Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).

O QUE É? O hífen é um sinal diacrônico de pontuação que tem como função a união de substantivos compostos, união de pronomes à verbos e translineação. 1ª regra: De acordo com a ortografia brasileira, não se emprega hífen quando o prefixo termina por uma vogal, e a segunda palavra inicia por uma vogal diferente.

Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo. Notações léxicas: til, trema, cedilha. Sinais de ligação: hífen, apóstrofo. Sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois-pontos, ponto-e-vírgula, vírgula, reticências, travessão.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Também se pode falar de simbologia pagã, simbologia satânica, simbologia românica e outros tipos de simbologias. Os símbolos estão por todos os lados e cabe a simbologia estudar o significado de cada um deles em suas áreas específicas.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Paz e amor, ou amizade - utilizado em todo o mundo por grupos pacifistas e de contracultura; popularizado no movimento pacifista americano da década de 1960.

Não existe muito mistério: o nome “WhatsApp” é apenas um trocadilho com o termo “What's Up” em inglês, que significa algo como “e aí” ou “beleza”.

1:1 ou one-on-one é uma reunião somente entre duas pessoas para tratar sobre algum tema importante para ambas as partes.

Denomina-se traço bruto m ou traço não desdobrado, à proporção de agregado total (miúdo+graúdo) em relação ao cimento. Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.