Qual é o nome de quem tem autoridade pública e poder para julgar?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O juiz (do latim iudex, "juiz", "aquele que julga", de ius, "direito" / "lei", e dicere, "dizer") é um cidadão investido de autoridade pública com o poder-dever para exercer a atividade jurisdicional, julgando, em regra, os conflitos de interesse que são submetidas à sua apreciação.

Só Deus tem o poder para julgar. É Ele que conhece o profundo das pessoas. Quem julga o próximo, está condenando a si próprio; pois quem julga o outro acaba fazendo coisa pior.

Ao juiz, caberá julgar, dirimir conflitos e preservar os direitos fundamentais.

Ele as divide em três tipos: a autoridade tradicional, a autoridade carismática e a autoridade racional-legal.

Na legislação processual comum, aliás, só são conhecidas duas espécies de “autoridades”: a autoridade policial, que é o Delegado de Polícia, e a autoridade judiciária, que é o Juiz de Direito.

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos. A presidência é o posto mais elevado da política brasileira, sendo quem o ocupa a autoridade máxima em nosso país.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

As pessoas que criticam e julgam as escolhas e o comportamento dos outros, na verdade, não os aceitam como são, e querem que eles sejam e ajam conforme as suas necessidades e vontades particulares. Elas não conseguem aceitar os outros como são pois são egocentristas.

Poder de entregar a prestação jurisdicional, de solucionar conflitos de interesses.

São os jurados os responsáveis pelo julgamento nas causas de competência do Tribunal do Júri. Ao juiz-presidente cabe conduzir o julgamento e resolver eventuais questões incidentalmente argüidas pelas partes. Após a decisão dos jurados, é o juiz-presidente quem lavra a sentença e, eventualmente, aplica a pena.

Quando uma causa chega ao Judiciário ela é julgada pelo juiz de Direito, que é o magistrado da Primeira Instância.

Os Sete Níveis de Delegação

  • Nível 1: Mande. O Líder toma a decisão e informa ao seu colaborador o quê deve ser feito. ...
  • Nível 2: Venda. ...
  • Nível 3: Consulte. ...
  • Nível 4: Consenso. ...
  • Nível 5: Aconselhe-se. ...
  • Nível 6: Informe-se. ...
  • Nível 7: Delegue.

PODER é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. AUTORIDADE é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.

198, § 1º, II, do Código Tributário Nacional (CTN), abrange a administração direta e indireta de qualquer das esferas da Administração Pública e a expressão "Autoridade Administrativa" refere-se àquela autoridade de qualquer dos Poderes legalmente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Verbete pesquisado. Pessoa que exerce atos jurídicos próprios do Poder Judiciário. Constitui crime contra a administração da Justiça exercer função, atividade, direito, ou vontade de múnus de que foi suspenso ou privado por decisão judicial.

O agente da autoridade de trânsito, conforme previsto no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, é a “pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento”, sendo importante ressaltar ...

O prefeito é a autoridade máxima de uma cidade.
Ele é o responsável pelo funcionamento de todas as áreas de uma cidade.