Qual é o nome de Deus em português?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Alguns outros nomes ou títulos de Deus são:

  • Senhor dos Exércitos – Isaías 47:4.
  • Zeloso – Êxodo 34:14.
  • Deus de toda a terra – Isaías 54:5.
  • Deus de Israel – Juízes 5:3.
  • Deus de Abraão, Deus de Isaque, o Deus de Jacó – Êxodo 3:15.
  • O Pai – Efésios 3:14-15.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Quando Jesus nos ensinou a orar, ele disse: Pai Nosso que estais no céu Santificado seja o seu nome... Que nome? É “Deus?”...

Javé e Jeová são nomes dados para Deus na bíblia sagrada, de acordo com a tradução derivada do hebraico. Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

17/12 – Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo é o Salvador do mundo e o Filho de Deus. Ele é nosso Redentor. Cada um desses títulos aponta para a verdade de que Jesus Cristo é o único caminho pelo qual poderemos voltar a viver com nosso Pai Celestial.

Etimologicamente o nome o nome Jesus vem do hebraico "Yehôshua" e significa "o Senhor é Salvação" ou "Yahweh é salvação". Etimologicamente o nome o nome Jesus vem do hebraico “Yehôshua” e significa “o Senhor é Salvação” ou “Yahweh é salvação”.

São pessoas diferentes que, em comum, levam o nome em homenagem ao Filho de Deus. Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana. Lucas narra o jovem que ressuscita – o único filho da viúva de Naim.

O nome de Jesus é digno de ser glorificado e poderoso quando usado com fé na oração (João 14:13) e no serviço a Deus (Lucas 24:47). A Bíblia também diz que perante o nome de Jesus todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessará (Filipenses 2:10-11) que Ele é o Senhor.

Filipenses 2:9-11 NVI
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

O que é Jah:
Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.

Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.

Originalmente, a palavra latina que deu origem [a] “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”. A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.