Qual é o nome das flores das gimnospermas?

Perguntado por: inunes8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Por meio das gimnospermas, pela primeira vez na história evolutiva das plantas, aparecem a semente e a flor. As flores desses vegetais são chamadas de estróbilos ou pinhas e são polinizadas pelo vento.

As folhas das Gimnospermas são em geral perenes e como foi citado anteriormente podem ter aspecto acicular (pinheiros, abetos etc.), escamiforme (ciprestes) ou lobulado (ginkgo), ou ainda se assemelharem às das palmeiras (cicadáceas). Certas árvores, como os ginkgos e os lariços, são de folhas caducas.

Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

  • Ginkgo biloba
  • Sagu-de-jardim
  • Gnetum gnemon
  • Araucária
  • Cedro-japonês
  • Picea abies

Carpelo: Também chamado de pistilo, é a parte reprodutiva feminina, geralmente localizada no centro da estrutura floral. Possui uma base dilatada, chamada de ovário, seguida de uma fina porção superior, chamada estilete, que a deixa semelhante a um vaso.

As gimnospermas compreendem um grupo de plantas que se caracteriza pela presença de vasos condutores de seiva (xilema e floema) e sementes. Todas as espécies incluídas nesse grupo são lenhosas e algumas são uma fonte importante de madeira e material para a fabricação de papel.

Algumas apresentam caule subterrâneo (Zamia), aparentando ser acaules. As coníferas são árvores de crescimento monopodial, que podem atingir até 100 m de altura (Pinus longaeva) e 4000 anos (Sequoia, Pinus). As gimnospermas possuem raízes do tipo encontrado em dicotiledônea (sistema axial).

As angiospermas são um grupo de plantas bastante diversificado e possuem como características principais a presença de flores e frutos. As angiospermas são o grupo de plantas dominante no planeta, com aproximadamente 257.400 espécies diferentes, distribuídas em 13.678 gêneros.

As Gimnospermas são de extrema importância na atualidade, pois muitos dos produtos que utilizamos são extraídos delas, têm sido muito utilizadas no reflorestamento. Formam também grandes florestas e são responsáveis pela fauna e flora a sua volta.

A principal característica das angiospermas é a presença de flores e frutos que envolvem e protegem as sementes contendo o embrião. Por terem os órgãos reprodutores bem visíveis e produzirem sementes, as angiospermas, assim como as gimnospermas, são chamadas de fanerógamas.

Atualmente as angiospermas estão agrupadas no grado ANITA, no clado das magnolídeas e nas monocotiledôneas e eudicotiledôneas.

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas.

Estruturas reprodutivas
As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação.

As gimnospermas mais antigas tem registros As gimnospermas mais antigas tem registros datando do Carbonífero. Assemelhavam-se inicialmente a samambaias, como a Williamsonia. Os gingkos, representantes das gimnospermas, são árvores decíduas que provavelmente se originaram durante o Carbonífero.

As gimnospermas são plantas que vivem no ambiente terrestre e são encontradas em maior quantidade em locais de clima frio ou temperado. Essas plantas possuem raiz, caule e folhas, porém, elas não apresentam flores e frutos.

androceu

O androceu é frequentemente chamado também de parte masculina da flor, uma vez que é nesse local que são produzidos os grãos de pólen (estruturas que possuem em seu interior o gametófito masculino).