Qual e o nome dado ao resíduo que decompõe facilmente?

Perguntado por: loliveira7 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Resíduos biodegradáveis são aqueles de decomposição natural, que ocorre por meio de bactérias e de fungos. Isso é possível porque esses materiais são renováveis, ou seja, são facilmente substituíveis e podem ser reutilizados com certa facilidade, minimizando impactos ambientais.

O papel, por exemplo, proveniente da madeira de árvores, é biodegradável. Materiais não biodegradáveis são os que não se decompõem naturalmente, podendo levar centenas de anos para desaparecerem, como vidros, plásticos, metais, latas de alumínio e outros.

Por outro lado, são definidos como produtos não biodegradáveis aqueles feitos a partir de material sintético e que, portanto, não se decompõem naturalmente. Alguns exemplos são: latas de alumínio, borracha, vidro, lenços umedecidos e lâmpadas fluorescentes.

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Vai um pouco além do biodegradável: além de se desfazer, o produto compostável precisa se decompor em componentes não tóxicos, como água e gás carbônico.

A poluição química é provocada por dois tipos de poluentes que são classificados em biodegradáveis, como detergentes, inseticidas, fertilizantes entre outros, e os persistentes, como DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), mercúrio e outros que causam sérios problemas a partir da contaminação.

Entende-se por poluentes químicos aquelas substâncias que, na forma de pó, fumos, gases ou vapores, são libertadas para o ambiente de trabalho como consequência do seu manuseio ou da sua geração durante os processos de trabalho e, quando presentes em quantidade suficiente, podem chegar a causar transtornos na saúde das ...

Os resíduos orgânicos recomendados para a composteira são basicamente cascas e restos de frutas e verduras, erva-mate, borra de café, cascas de ovos trituradas, saquinhos de chá, terra de vasos, cinzas de fogão, lareira ou churrasqueira, aparas de grama, ramos, galhos picados, flores murchas, folhagens, serragem.

O que Significa Compostável. Compostável significa que um produto é capaz de se decompor em elementos naturais em um ambiente de compostagem. Por ser decomposto em seus elementos naturais, não causa danos ao meio ambiente. O processo de avaria geralmente leva cerca de 90 dias.

Os materiais degradáveis, ao contrário dos biodegradáveis, não necessitam de microorganismos para se degradarem. Durante o seu processo de degradação, são adicionados químicos para que seja possível quebrar facilmente, as moléculas destes materiais.

O material que compõem o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais. O grande problema desse tipo de resíduo é seu longo tempo de decomposição na natureza.

Já o inorgânico, também chamado de sólido, é o proveniente de trabalho humano, como o plástico, o vidro e o papel. Eles são os grandes responsáveis pela poluição que assola as cidades.

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem.

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

Classificação dos resíduos

  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Os resíduos perigosos são os corrosivos, inflamáveis, reativos, tóxicos e patogênicos. Alguns materiais podem enquadrar-se em mais de uma classificação de resíduo perigoso (Tabela 3).

Resíduos Perigosos: Exemplos
Lodo de tratamento de efluentes. Resíduos e lodos de tinta provenientes de pintura industrial. Pilhas e baterias. Agrotóxicos e suas embalagens.

De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.

Resíduos biodegradáveis são aqueles de decomposição natural, que ocorre por meio de bactérias e de fungos. Isso é possível porque esses materiais são renováveis, ou seja, são facilmente substituíveis e podem ser reutilizados com certa facilidade, minimizando impactos ambientais.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.