Qual é o nome da unidade básica da hereditariedade?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

O gene é considerado a unidade básica da hereditariedade e pode ser definido como um pedaço de DNA que contém as informações necessárias para a síntese de uma determinada proteína.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.

Existem dois tipos de hereditariedade: a específica e a individual. A primeira diz respeito a todos os fatores que são comuns a uma determinada espécie. Já o segundo designa os agentes genéticos responsáveis pelas características próprias dos indivíduos.

Doenças hereditárias são aquelas causadas por mutações recebidas dos pais. Estas podem ser divididas em duas: autossômicas recessivas e dominantes ou com herança ligada ao X.

O DNA

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.

Cromossomo, gene e DNA
Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade.

No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas: » Adenina (A) » Guanina (G)

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.

O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico, assim como o DNA. Essa molécula apresenta informações com as quais é possível coordenar a produção de proteínas. Assim sendo, o RNA também participa do fluxo de informações genéticas pelos indivíduos.

O ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA) são tipos de ácidos nucleicos. Cada nucleotídeo que os compõe é formado por três partes: um radical fosfato, uma pentose (açúcar formado por cinco átomos de carbono) e uma base nitrogenada.

Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo.

Gregor Mendel

Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.

Esses experimentos consolidaram as Leis de Mendel, que na maioria das vezes são classificadas em duas: Lei da Segregação dos Fatores e Lei da Segregação Independente dos Genes.

Enquanto as condições genéticas ocorrem devido a um dano ou erro no material genético, as doenças hereditárias são transmitidas entre gerações e podem se manifestar em algum momento da vida do indivíduo. Quer saber mais?

OS três principais padrões de herança são Autossômico recessivo, autossômico dominante e ligada ao cromossomo X.

Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. Os cromossomos (do grego, chroma, cor, e soma, corpo) são corpúsculos compactos que carregam a informação genética.

Hereditariedade é o fenômeno biológico de transmissão das características, feita de pais para filhos. Isso só é possível porque os genes são estruturas que portam essas informações e estão presentes nos gametas. Assim, durante a fecundação, a metade das características de cada parental será transmitida para os filhos.

A localização, por exemplo, é um deles. Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma. A constituição de cada um também é diferente.