Qual é o nome da parte preta do olho?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho). A íris—área circular e colorida do olho que circunda a pupila—controla a quantidade de luz que entra no olho.

Esclera. Também com uma função de proteção, a esclera está ligada à córnea. É comumente chamada de “branco dos olhos”. Nela se encontram os músculos extra-oculares, que são responsáveis pelos movimentos dos olhos.

A íris é a parte colorida do olho que envolve a pupila. Aliás, a pupila é a pequena abertura preta no centro.

A coroide é uma camada vascular da parede do globo ocular, que fica entre a parte branca do olho (esclera) e a retina (membrana visual).

A função da Retina é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, e para um fácil entendimento, podemos compará-la ao “vidro de um relógio”. Ela permite a entrada da luz entrar e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila.

A pupila fica maior para poder entrar mais luz.

“A parte colorida dos olhos é chamada de íris. A íris pode ter várias cores desde o marrom muito escuro até o azul mais claro. E você sabe por que existem tantas cores? O que determina a cor dos olhos são o tipo e a quantidade de uma substância que se chama melanina.

Globo ocular, que é preenchido com um material gelatinoso denominado humor vítreo. O globo ocular é formado por três camadas: esclera, úvea e retina.

Também chamada de “olho de vidro” ou “olho biônico”, a prótese ocular ajuda o paciente nas questões estéticas, psicológicas e na manutenção da estrutura do olho, impedindo que as estruturas atrofiem. Isso porque a prótese faz com que os músculos da pálpebra consigam piscar normalmente.

Olhos com anel cinza ou branco
Um anel cinza ou branco pode surgir em torno da córnea em algumas pessoas, no local onde a cor do olho se junta com o branco. Isso é mais comum em idosos e geralmente acontece devido a um acúmulo de colesterol e triglicerídeos transportados pelo sangue.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

2º – Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina. Essa concentração de coloração na íris, faz com que os olhos tenham aparência muito escura.

As cores mais raras e exóticas

  • Âmbar. São os chamados olhos cor de mel, que podem ser confundidos com verde ou castanho-claro. ...
  • Violeta. Olhos cor de violeta também são raríssimos e se tratam de uma combinação incomum na composição da melanina. ...
  • Preto. ...
  • Verde. ...
  • Cinza.

Conhece-se pelo nome de papila óptica uma região que se encontra na retina. Deste espaço situado no olho do ser humano partem os axões das células que compõem o nervo óptico. Tendo em conta que a papila óptica não dispõe dos elementos necessários para sentir a luminosidade, também recebe o nome de ponto cego.

O humor, corpo ou fluido vítreo (HV) é um gel claro que enche a cavidade vítrea ou cavidade posterior do globo ocular, cujas funções são dar volume ao olho, apoiar a retina e manter a sua transparência para permitir que os feixes de luz possam atravessá-la.

A retina é um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico. Ela é semelhante a uma câmera, pois captura uma imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos.