Qual é o nome da organela responsável pela síntese de proteínas?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ribossomos

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

Síntese proteica A síntese proteica, também chamada de tradução, é um processo em que as informações contidas em uma molécula de RNA mensageiro são convertidas em proteínas.

Os polirribossomos são grupos de ribossomos que traduzem o RNA mensageiro.

Qual a função dos lisossomos? Lisossomos são organelas que atuam na digestão intracelular, ajudando, por exemplo, na degradação das moléculas captadas pelas células.

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

Onde ocorre a síntese proteica? A formação de proteínas ocorre em organelas denominadas ribossomos, os quais estão presentes em células eucariontes e procariontes. A tradução, considerada a etapa mais importante do processo, acontece dentro do RNA ribossômico, ou RNAr. Nesse local, forma-se o ribossomo ativo.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas.

É denominada de síntese proteica o processo através do qual as proteínas são produzidas. Para que ele ocorra, é fundamental a atuação dos ácidos nucleicos, pois eles contêm as informações necessárias para que as células realizem as etapas necessárias para produção das moléculas orgânicas.

a) Ribossomos livres – fazem a síntese de proteínas para uso interno à célula: quando um RNA mensageiro é lido por vários ribossomos ao mesmo tempo, forma-se uma estrutura chamada polissomos (ou polirribossomos). b) Ribossomos associados – estão aderidos (fixos) à membrana do retículo endoplasmático rugoso.

As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.

O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Os lisossomos são estruturas encontradas apenas em células eucarióticas, estando ausentes, assim como as outras organelas membranosas, nas células procarióticas. De maneira geral, considera-se que os lisossomos são estruturas encontradas exclusivamente em células animais.

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.