Qual é o nome da nossa pátria?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O nosso Brasil! Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda! Belas paisagens, praias lindíssimas, terra boa de plantar e colher. É a nossa terra!

Outro nome logo surgiu a partir das primeiras extrações de pau-brasil das florestas. Os navegantes começaram a denominar o território de Brasil por causa dessa árvore que durante as três primeiras décadas foi o principal motivo de viagens dos portugueses à região encontrada por Cabral.

O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.

Terra ou país onde se nasceu.

2 nação, país, região.

1. Mãe-pátria. Diz-se do país que fundou uma colônia e que a governa; o Estado em relação às suas colônias.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é um país localizado no continente americano, especificamente na América do Sul.

O Brasil é uma república federal presidencialista.

Você sabia que na população brasileira existem mais de 130 mil nomes diferentes?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nação no mundo. Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

No Brasil, José Bonifácio ainda em vida assistiu se consolidarem epítetos como Pai da Pátria (junto ao Imperador D. Pedro I ou Patriarca da Independência, como numa carta que lhe fora dirigida pelo General Labatut, em 1822.

Os inimigos da pátria que a legenda se refere seriam os apoiadores da monarquia, pessoas e grupos que não aceitaram a proclamação da república ou que de alguma forma se movimentaram em revoltas.

O nosso Pai da Pátria não é um, mas dois: Dom Pedro I e José Bonifácio.