Qual é o nome da nossa galáxia e o que significa?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

O Sol é a estrela central do sistema solar.

As Estrelas são corpos celestes com luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares de fusão, mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

Alguns estudos sugerem entre 100 e 200 bilhões de planetas somente na Via Láctea, mas este número não deve ser visto como uma estimativa do total deles, e sim a menor quantidade possível desses mundos apenas em nossa galáxia.

A Via Láctea

A Via Láctea sobre uma árvore no Delta do Okavango, Botswana. A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Quais são as maiores estrelas da Via Láctea?

  • Estrela Pistola. Esta estrela tem 100 vezes a massa do Sol e está localizada na constelação de Sagitário, a 25 mil anos-luz da Terra, de acordo com a agência espacial norte-americana Nasa. ...
  • Eta Carinae. ...
  • VY Canis Majoris.

A palavra Universo deriva do francês antigo Univers que por sua vez deriva do latim universum. [5] A palavra latina foi usada por Cícero e posteriormente outros autores com o mesmo sentido que é usada atualmente.

As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

100 mil anos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

De acordo com a latitude onde você se localiza, isto irá variar um pouco, mas de modo geral, nos meses de junho e julho, por exemplo, é possível fotografar em todo o Brasil o centro da via láctea desde o cair da noite até pouco antes do amanhecer.

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

A Lua é um símbolo quase universal de feminilidade, passividade, fertilidade, periodicidade e renovação.