Qual e o nome da menor partícula da matéria?

Perguntado por: dgois7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

O próton é feito de três quarks: dois quarks do tipo up e um do tipo down. Já o nêutron é feito de dois quarks down e um up. É natural pensar que basta somar a massa dos quarks constituintes para saber a massa do próton e do nêutron.

O quark down é mais pesado que o up, o que explica por que o próton é mais leve que o nêutron.

Cada quark tem uma massa de 5 a 10 MeV (milhões de elétron-Volt, a unidade de massa das partículas atômicas), mas os três quarks de cada próton ou nêutron correspondem a apenas 5 milésimos da massa de cada uma dessas partículas.

Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.

A célula é a menor unidade metabólica dos seres vivos, ou seja, é a menor unidade de vida.

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Menor porção da matéria viva, ela pode existir independentemente, produzir seus componentes e, consequentemente, crescer e multiplicar-se.

Partículas de spin inteiro que não obedecem ao princípio de exclusão de Pauli. Estas partículas obedecem à estatística de Bose-Einstein segundo a qual não existe limite para o número de partículas que podem ter o mesmo valor do momentum. São as responsáveis pelo transporte das interações.

Eles são constituídos por três partes principais: prótons, nêutrons e elétrons. Pense nos prótons e nos nêutrons unidos no centro formando o “sol”, ou núcleo. E os elétrons orbitando esse núcleo, como planetas. Se os átomos já são extremamente pequenos, essas partículas subatômicas são ainda menores.

Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].

Os quarks possuem três cores: vermelho, azul e verde. Os antiquarks, antivermelho, antiazul e antiverde.

A cada quark é atribuído um número bariônico, B = 1/3, e um número leptônico nulo L = 0.

Atualmente, consideramos que as partículas fundamentais são os seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), os três léptons carregados (elétron, múon e tau) e os três neutrinos associados aos léptons; vide quadro ao lado.