Qual é o nome da maior cobra do Brasil?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

sucuri

Considerada a maior cobra do Brasil, a sucuri pertence ao gênero Eunectes. Ou seja, o seu nome não designa um único animal, mas quatro espécies – três delas podem ser encontradas em território brasileiro.

1. Píton-reticulada. Uma píton-reticulada bateu o recorde de maior cobra do mundo, com 10 m de comprimento. Essa espécie vive nas florestas tropicais e pântanos do sudeste da Ásia, em Bangladesh e no Vietnã.

Em alguns flagrantes na natureza, as sucuris causam medo e espanto, mas, por sua imponência, se destacam em várias regiões de Mato Grosso do Sul. O g1 listou alguns registros das "anacondas brasileiras" que bombaram este ano no Pantanal e nos rios de águas cristalinas de Bonito (MS), a 297 km de Campo Grande.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

O animal é exótico, ou seja, não é nativo do Brasil, e havia sido solto na unidade de conservação, na última sexta-feira (3), por engano, por bombeiros. Eles acharam que se tratava da nativa jiboia (Boa constrictor). A píton foi atacada por um cachorro na Floresta da Tijuca e levada por ele até uma casa.

Eunectes murinus

Sucuri. A sucuri (Eunectes murinus), conforme Frazão, é a maior espécie de cobra da Amazônia.

Também conhecidas como anacondas, as sucuris (Eunectes spp.)

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos depois da extinção do Tiranossauro rex. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.

A única que permanece não identificada em solo brasileiro é a sucuri-boliviana (Eunectes beniensis). “Assim como as demais serpentes, as sucuris crescem durante toda a sua vida. Sucuris grandes, com mais de cinco ou seis metros, são animais raros de serem encontrados.

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis.

Pseudoboa nigra, popularmente conhecida como cobra-preta ou muçurana, é uma espécie de serpentes pertencentes a família Colubridae, constituída por serpentes consideradas como não peçonhentas.

São encontradas em áreas que inundam anualmente, como a região do Pantanal, no Brasil. Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d'água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.

A ação que é considerada criminosa conforme o artigo 29 da Lei 9.605/1998, que estabelece que “é ilegal matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre”, foi gravada e viralizou nas redes sociais.

Uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro de comprimento foi encontrada na praça do lago Lageado, em Goiatuba, a 178 km de Goiânia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o animal apresentava estar saudável e recém alimentado.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

A sucuri pode chegar a cerca 11 metros de comprimento, sendo bem maior que as jiboias. Ela é, inclusive, considerada a maior cobra do mundo em volume corpóreo. Enquanto a jiboia é terrestre e arborícola, a sucuri é semiaquática, podendo ficar até 30 minutos debaixo d'água, sem respirar.