Qual é o nome da galáxia mais próxima da Via Láctea?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

galáxia de Andrômeda

A maior vizinha da Via Láctea, a galáxia de Andrômeda, está vindo na nossa direção a uma velocidade de 300 km/s. Em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ela estará aqui pertinho e colidirá com a Via Láctea. A fusão final terminará em apenas uma única galáxia bem diferente das duas que existem hoje.

Nossa galáxia integra um grupo composto por mais de trinta galáxias, denominado Grupo Local que, por sua vez, pertence ao Superaglomerado de Virgem. Contudo, somente três galáxias se destacam, sendo a maior delas a Galáxia de Andrômeda, visível a olho nu e distante 2,5 milhões de anos-luz.

Se trata de Andrômeda, uma galáxia vizinha a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. Mas esta diferença de espaço tem data para acabar. Daqui a 4 ou 5 bilhões de anos, essa mesma galáxia, que está se aproximando, irá colidir com Via Láctea, da qual o nosso Sistema Solar faz parte e é onde a Terra está.

galáxia de Andrômeda

A galáxia de Andrômeda ou galáxia de Andrómeda (Messier 31, NGC 224) é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Os quatros tipos principais de galáxia no Universo – espirais, espirais barradas, elípticas e irregulares – não se distinguem apenas pela forma.

Galáxia de Andrômeda

Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2,5 milhões de anos-luz de distância.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Aproximadamente um terço das galáxias do Universo tem formato elíptico, como Andrômeda.

Há cerca de 50 galáxias do Grupo Local (grupo que inclui a Via Láctea ), da ordem de 100 mil em nosso superaglomerado local (ou o aglomerado de Virgem com 100 grupos e aglomerados de galáxias) e, um número estimado de cerca de 100 a 200 bilhões em todo o universo observável .

No centro da Via Láctea há um bojo cheio de estrelas antigas e poeira. Mas, escondido no ponto central dessa região, está um objeto massivo, denso e invisível. A Via Láctea é uma galáxia formada principalmente por um disco de braços espirais e uma região central muito densa e amarelada chamada "bojo".

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

As maiores galáxias que existem são as elípticas gigantes, com diâmetros de milhões de anos-luz, massas de até 10 trilhões de massas solares; as menores galáxias que existem são as , são as elípticas anãs com poucos milhares de anos-luz em diâmetro. A galáxia elíptica gigante M87.