Qual é o nome da fruta do mandacaru?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

MANDACARU – Toda Fruta. Nomes populares: jamacaru, mandacaru-de-boi, cardeiro, cumbeba, koubo, princesa-da-noite (ornamental); mandacaru em tupi é omãdaka ru, que significa espinhos agrupados danosos. Outra espécie citada é a C.

As flores são brancas e desabrocham à noite, murchando ao nascer do sol. O fruto tem cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimentos para aves da região. É também comestível para humanos.

nopal

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas. O nopal é doce, sem espinhos e rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e cobre.

Os frutos com casca espessa de cor avermelhada e comestível com sabor acidulado. Para comer a polpa branca com sabor delicado de pitaya com um leve toque de maçã e uma acidez muito agradável, é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

figo-da-índia

O fruto da palma é conhecido como figo-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. A fruta é doce, suculenta, comestível, com 5-10 cm de comprimento e 8-10 cm de largura, piriforme, ligeiramente curvada para o umbigo, amarelo-esverdeada, laranja, vermelha ou púrpura com muita polpa e uma casca fina [3].

O cacto que também é conhecido como “rainha da noite” (Hylocereus undatus) além de ser uma planta de casa exótica atraente e de rápido crescimento, também produz um fruto comestível! Chamada de fruta-do-dragão, ela é mais famosa como “pitaia” e o termo significa “fruta escamosa”.

Nesta família encontra-se o Cereus jamacaru, mais conhecido como mandacaru, este trata-se de um fitoterápico rico em benefícios, dentre eles o mandacaru tem o poder de tratar doenças como a sífilis, diabetes, cálculos vesiculares, problemas uretrais, além de agir como anti- inflamatório entre vários outros.

Utilidades do Mandacaru
Na medicina popular, as flores, caule e polpa dos frutos, em forma de xarope, são usados para alívio de afecção pulmonar, da bexiga, retenção da urina; além de servir como estimulante e tônico para o coração.

De acordo com Henrique, “não há diferença entre cactos e o mandacaru, pois a planta é, na verdade, uma espécie de cactácea”. No Brasil, o mandacaru é muito comum em regiões da Caatinga e do Sertão, por isso ele é muitas vezes confundido com outros cactos e plantas.

Pitaia ou Pitaya (Português Europeu) é um cacto, pertence a família Cactaceae, nativa do México, América Central e da América do Sul, perene e muito ornamental. Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

As flores são grandes, brancas, numerosas e só se abrem durante a noite, quando são polinizadas por mariposas da família Sphingidae. Os frutos têm forma de baga espinhosa, de cor vermelha intensa com sementes pretas e miúdas. A floração ocorre nos meses de outubro e dezembro.

Pitaia

Pitaia: conheça a fruta exótica, típica do verão, que tem conquistado o mercado brasileiro. Ela pode parecer estranha por fora, ganhou o nome de “fruta do dragão” em alguns países, mas o sabor suavemente adocicado da pitaia tem atraído muita gente.

A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.

Pitaya nome dado ao fruto de várias especies de cactos epífitos, sobretudo do gênero Hylocereus (fotos).

O fruto do mandacaru é comestível, podendo ser consumido cru ou cozido, e a polpa é frequentemente utilizada para fazer geleias e doces. O cacto também possui grande capacidade de armazenamento de água, que pode ser extraída cortando o caule e bebendo o líquido.