Qual é o nome da fruta do coqueiro?

Perguntado por: dramires6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Coco

Coco é a fruta do coqueiro, sinônimo de coco-da-baía, cabeça, crânio, cuca, testa e de recipientes como cabaça ou vasilha. Exemplo: “na praia, não pode faltar água de coco”. Cocô é uma expressão informal para se referir a fezes, como “o bebê fez cocô na fralda”. E côco não existe na língua portuguesa.

Botanicamente falando, um coco é um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e envolve um caroço (o endocarpo lenhoso).

Os frutos são colhidos com um ano de idade de maturação, dos quais se obtém o albúmen sólido, utilizado no consumo in natura ou pela indústria na produção de coco ralado e leite de coco, na fabricação de bebidas, margarinas, ração animal, óleos, álcool graxo, ácido graxo, glicerina, solventes, além de outros produtos.

Coqueiro – Características
Fruto grande, fibroso, de forma ovóide, quase globoso, de coloração esverdeada a amarela, de casca lisa, com cerca de 25 cm de comprimento e 15 em de diâmetro, que demora a amadurecer, quando então torna-se castanho. Polpa abundante de até 2 cm de espessura.

Maior produção de frutos por planta - produz em média entre 130 a 150 frutos. Maior produtividade de frutos - produz em média entre 20.000 a 24.000 frutos/ha, enquanto o gigante nas 8.500 a 11.500 frutos/ha.

O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza.

O licuri (Syagrus coronata) é o fruto de uma palmeira endêmica da Caatinga brasileira, um coquinho de grande valor protéico usado na cozinha do sertão. Do caroço são feitos leite, cocada, farofa, licor, sabão e, mais recentemente, finos cosméticos, a palha do coqueiro é matéria-prima de esteiras, cestos e chapéus.

A queda de frutos imaturos do coqueiro pode estar relacionada a diversos fatores, como baixas temperatura e umidade relativa do ar, desnutrição da planta e deficiência de umidade no solo. O mais comum, porém, é a ocorrência de uma praga conhecida como ácaro da necrose.

Os tipos de coco mais comuns e fáceis de encontrar são o coco verde e o coco seco. Mas a verdade é que eles são exatamente o mesmo fruto, apenas diferentes graus de maturação. Em outras palavras, o coco seco é a versão mais madura do coco verde.

O coqueiro possui inflorescências axilares, protegidas por brácteas grandes, chamadas espatas.

A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho.

O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano.

O coqueiro por si só se trata daquela espécie de planta que produz o fruto chamado coco. Já as palmeiras são as demais espécies pertencentes a família das arecáceas, que não produzem o fruto coco.

O coqueiro é uma planta de grande longevidade, podendo viver além dos 150 anos, chega a atingir 35 metros de altura.

Apesar de florescer o ano inteiro, a floração é mais frequente no verão.

Flores brancas reunidas em cachos de até 1m de comprimento. Fruto grande, fibroso, de forma ovoide, quase globoso, de coloração esverdeada a amarela, de casca lisa, com cerca de 25cm de comprimento e 15cm de diâmetro, que demora a amadurecer, quando então torna-se castanho. Polpa abundante de até 2cm de espessura.

A variedade Anã apresenta desenvolvimento vegetativo lento, iniciando a produção em média com dois a três anos após o plantio, e a partir daí produz cerca de 14 cachos por ano, com uma média de 12 frutos por cacho. Um coqueiro pode produzir mais de 300 cocos por ano, numa vida útil de 30 a 40 anos!

Em média, são colhidos 12 a 14 cachos/ano para as variedades de coqueiro-Gigante e Anã, respectivamente. Quando a produção se destina ao consumo da água de coco, o fruto deve ser colhido entre 6 e 8 meses de idade.

Ajuda muito a reidratar as nossas células, excelente para infecções do trato urinário e muito rica em sódio e albumina, por isso traz uma rápida hidratação para nossas células”, explica.

De acordo com Jô, o coquinho pode ser consumido em suas mais diversas formas: verde, maduro, torrado ou caramelizado, podendo virar ingrediente de granola, biscoitos, sorvetes e azeites.

Produz frutos de forma oval, na cor laranja, tendo a polpa suculenta e de sabor doce e muito agradável ao paladar. Seus frutos podem ser usados para fazer sucos, sorvetes, geleias ou serem consumidos in natura.