Qual é o nome da fruta do cacto?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas. O nopal é doce, sem espinhos e rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e cobre.

Além das espécies cactáceas mais convencionais, é possível preparar receitas deliciosas com xique-xique, facheiro, coroa de frade, palma e mandacaru, por exemplo. Na maioria dos casos, tanto os frutos como partes do caule, chamadas de raquetes, podem ser consumidas.

figo-da-índia

O fruto da palma é conhecido como figo-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. A fruta é doce, suculenta, comestível, com 5-10 cm de comprimento e 8-10 cm de largura, piriforme, ligeiramente curvada para o umbigo, amarelo-esverdeada, laranja, vermelha ou púrpura com muita polpa e uma casca fina [3].

pitaia

Pitaya, pitaia ou fruta do dragão, tem origem americana e vem deslumbrando o mundo com seu sabor e aparência exótica!

Pitaia

Pitaia: conheça a fruta exótica, típica do verão, que tem conquistado o mercado brasileiro. Ela pode parecer estranha por fora, ganhou o nome de “fruta do dragão” em alguns países, mas o sabor suavemente adocicado da pitaia tem atraído muita gente.

Pitaia ou Pitaya (Português Europeu) é um cacto, pertence a família Cactaceae, nativa do México, América Central e da América do Sul, perene e muito ornamental. Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

O fruto, vermelho, se destaca entre o verde dos ramos e amadurece entre os meses de março a abril. Comestível, é muito apreciado pelo sabor adocicado. De novembro a janeiro apresenta flores brancas, com uma peculiaridade: elas florescem à noite e, logo pela manhã, murcham.

Mandacaru (Cereus jamacaru)
De origem brasileira, o cacto também é conhecido como cardeiro ou jamacaru. Os frutos e a flor são alimentos para aves e abelhas, e a polpa serve para o consumo humano em ensopados, massas e bolos.

Primeiramente, vale entender que existem diversos tipos de cactos comestíveis, mas alguns são tóxicos e não devem ser consumidos. A chef de cozinha cita o cacto candelabro. Tal espécie conta com um látex leitoso extremamente venenoso e que pode causar forte irritação.

O pé de pitaya é um cacto. Na verdade, sua estrutura é formada por uma centena de pequenos cactos epífitas (vivem sobre as árvores). Nativa do continente americano, a planta recebe esse nome por sua aparência, pois significa “fruta escamosa” em taino, uma língua da região das Antilhas.

Os frutos conhecidos por tabaibo, figo-da-Índia ou tuna são amarelo-avermelhados, suculentos e deliciosos, de polpa suculenta com alto teor de fibras, vitamina A e ferro. Tamanho da muda com no mínimo 20cm.

O umbu é um fruto de casca lisa ou com pequenos pelos, pequeno e arredondado. Possui uma polpa aquosa e um caroço interno. Com cheiro doce e sabor agradável, é levemente azedo. O tamanho dos frutos pode variar muito, pesando entre 5,5g a 130g.

Fruta com H

  • Hawthorn.
  • Heisteria.
  • Hilocéreo.

Palavras relacionadas: abacate, ananás, abacaxi, amora, ameixa, acerola, açaí, anona, ata, araticum, arando, alfarroba, araçá, abrunho, amêndoa, avelã, abricó.

Nome Científico: Annona squamosa L. Nomes Comuns: FRUTA-DO-CONDE, PINHA, ATA. Origem: América Central.

A compra do Melão Yubari por 3,2 milhões de ienes foi feita por Shinya Noda. E o motivo da compra foi curiosa entre os entusiastas de frutas raras.

Pitaia

Pitaia, a fruta cor de rosa vibrante que chama atenção pela aparência.

Você pode ter estranhado as aspas na palavra fruta no início do texto, mas é que, apesar de ser popularmente conhecido como uma fruta, o figo é, na verdade, uma flor. Parece estranho, não é mesmo?

A pitaia é o fruto de diferentes tipos de cactus dos gêneros Hylocereus e Selenicereus; originárias da América Central, as plantas também são cultivadas no Brasil, China e Israel. Devido ao seu formato escamoso e pontudo, o fruto também é conhecido como fruta-do-dragão.

Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada. Em comum, todas as variedades apresentam um exterior escamoso e sabor doce e suave. Também há quem diga que o gosto lembra o do kiwi e o do melão.