Qual é o nome da fobia de homens?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Androfobia

A fobia de homens geralmente é visto em mulheres mais jovens. Porém, a androfobia não é exclusiva do sexo feminino, homens também podem ser diagnosticados com esse distúrbio.

E tem um nome: malaxofobia. Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas.

[ Psicopatologia ] Aversão patológica ao banho ou à lavagem.

A malaxofobia é caracterizada por ser um medo irracional de criar intimidades nas relações e, até mesmo, criar laços emocionais. Assim sendo, a pessoa com essa fobia sofre com uma grande ansiedade ao apenas pensar em se relacionar com outros, de forma amorosa.

Uma intensa apreensão e ansiedade quando se está sozinho ou quando se imagina situações em que se ficaria isolado é um dos indícios mais comuns de que alguém sofre dessa fobia. Pessoas com essa condição também costumam acreditar que há um desastre iminente esperando para ocorrer sempre que forem deixadas sozinhas.

Entre os sintomas emocionais verifica-se o estresse, o medo de morrer, a raiva, o ciúme, a depressão, a ansiedade, ataques de pânico e medo de locais desconhecidos. Já entre os sintomas físicos podemos perceber vertigens e tonturas, suor, náusea, boca seca, taquicardia, falta de ar, tremor e dormência.

2) Filofobia: medo de se apaixonar
Frequentemente, filofóbicos tendem a cultivar amores impossíveis, garantindo, assim, uma zona de conforto, já que não será preciso aprofundar a convivência em casos assim. O medo intenso também favorece a autossabotagem da relação.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas.

Esse medo desproporcional de gastar dinheiro significa angústia, comportamentos incompreensíveis, questões emocionais, pensamentos negativos. Uma aversão que pode até manifestar-se no corpo. Falta de ar, suores, dores musculares, diarreia, aumento da tensão arterial, náuseas, taquicardia.

Uma pessoa com crometofobia tem medo de gastar dinheiro para qualquer fim, ou seja, também sofre quando tem de pagar por alimentos, provisões domésticas, roupa e todas as necessidades básicas do ser humano. Implica um agravamento da qualidade de vida e pode conduzir a graves problemas de saúde.

Medo de dormir: conhecendo a somnifobia
Formada pela justaposição da palavra somnus (sono, em latim) + fobia, esse temor em dormir pode causar sérios danos psicológicos e físicos.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

Claustrofobia
Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico. Voar de avião e até entrar em um elevador é uma tarefa quase impossível.

hipopotomonstrosesquipedaliofobia

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia seria um distúrbio que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de se pronunciar palavras grandes ou complicadas.

Desencadeia sintomas físicos
O medo irracional não é apenas psicológico. Ele pode, assim como no pavor natural, desencadear manifestações físicas, como sudorese, taquicardia, dificuldades respiratórias, aperto no coração etc. Já os sinais psicológicos são a ansiedade, estado de hipervigilância e sensação de pânico.