Qual é o nome da estrela que fica do lado da Lua?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Vênus é o segundo planeta em distância ao Sol. Também é conhecido como Estrela d'alva, por ser um dos objetos mais brilhantes do céu noturno, ficando atrás somente do Sol e da Lua. O fato de a órbita de Vênus ser menor do que a da Terra faz com que Vênus apresente fases, assim como a Lua.

Até o dia 05, Vênus estará visível próximo ao horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol. O planeta Marte também poderá ser avistado na mesma direção. Seu brilho não será espetacular, mas sua cor avermelhada facilita sua localização.

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

A última aproximação de forma semelhante ocorreu em 1948 e a próxima vez em que veremos nosso satélite de tão perto será em novembro de 2034! O tempo necessário para que a Lua complete um giro ao redor da Terra é de aproximadamente 27 dias. Nesse tempo, ela sempre ocupa a posição de apogeu e perigeu.

A distância média entre o centro da Terra e o centro da Lua é de 384 400 km, a distância mais próxima (perigeu) é de 363 300 km e a distância mais longa (apogeu) é de 405 500 km.

A superlua acontece quando a Lua está em sua máxima aproximação da Terra e, ao mesmo tempo, quando, em fase cheia, o lado que sempre vemos está todo iluminado pelo Sol.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

É o Planeta Vênus! Ele pode ser visto pouco antes do amanhecer e um pouco depois do anoitecer, também pode ser visto durante o dia! E para quem não sabe, Vênus é o objeto mais brilhante no céu, depois da Lua.

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno. Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

5h30 e 6h10

O melhor horário para a visualização será entre 5h30 e 6h10 e não será preciso o uso de instrumentos, basta ter uma vista desobstruída do horizonte noroeste, na direção que o Sol nasce. No entanto, o uso de binóculos pode ajudar.

Durante o trânsito de Vênus em Libra, o amor tende a ser charmoso, sedutor, inteligente e apaixonado pela ideia de se apaixonar! Em 2022, o período começa no dia 29 de setembro e vai até o dia 22 de outubro.

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Explicando melhor: a Lua está caindo, mas não toca na Terra porque está em órbita a uma velocidade de revolução que faz com que sua queda acompanhe o contorno do nosso planeta.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.