Qual é o nome da doença causada pelo excesso de hormônio do crescimento?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Acromegalia é uma doença rara causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento e de uma proteína chamada IGF-1. O que mais caracteriza esta doença é o crescimento exagerado de partes do corpo como mãos, pés e nariz, mas ela pode gerar complicações como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca.

Quando produzido em excesso, pode causar problemas como o gigantismo, condição em que o organismo cresce mais do que o normal. Falta de nutrientes na alimentação – para ter crescimento e desenvolvimento normais, existem alguns nutrientes que as crianças devem consumir.

1 – A sigla GH (Growth Hormone) se refere ao hormônio do crescimento. O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais.

Homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média. Pessoas com algum tipo de nanismo podem ter uma ligeira redução na esperança média de vida, em comparação com a população geral, potencialmente devido a doenças cardiovasculares.

Em uma criança com diagnóstico de deficiência de GH desde os primeiros anos de vida, o tratamento pode ser mantido por muitos anos até atingir a altura adulta.

O que mais caracteriza esta doença é o crescimento exagerado de partes do corpo como mãos, pés e nariz, mas ela pode gerar complicações como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca.

A acromegalia não pode ser prevenida. O diagnóstico e o tratamento precoces são a maneira mais eficaz de a tratar ou gerir.

É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.

Algumas pessoas precisarão de mais de um tipo de tratamento para controlar sua acromegalia. Após o tratamento, a maioria dos pacientes tem uma expectativa de vida semelhante à que teriam antes de desenvolverem a acromegalia.

Acromegalia e fertilidade
Embora a acromegalia possa levar a problemas de fertilidade em alguns homens e mulheres, muitas vezes ainda é possível conceber e engravidar naturalmente.

Em excesso, o GH pode causar problemas como diabetes, aumento do coração, eventos cardiovasculares, proliferação de tumores e alterações em tendões e articulações.

O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise, glândula pequena como um grão de feijão, localizada na parte inferior do cérebro.

A reposição do hormônio de crescimento pode ser iniciada a partir dos 3 ou 4 anos de idade e segue no geral até o fechamento (calcificação) da cartilagem óssea, por volta dos 18 anos, mas cabe ao médico avaliar caso a caso, de acordo às especificidades de cada criança.

Em alguns casos, a criança herda a acondroplasia de um dos pais com o transtorno, mas a maioria dos casos – cerca de 80% – é causada por uma nova mutação na família. Isso significa que os pais são de estatura média e não têm o gene anormal.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.