Qual é o nome da cobra que canta igual Galo?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Spilotes pullatus, esse é o nome científico dado à cobra caninana, também conhecida regionalmente como cobra cantagalo. Ela é encontrada em regiões com vegetação, como Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica, mas também pode visitar áreas urbanas.

Neste domingo (31), no Globo Rural, Nélson Araújo apresenta o prato assobio-de-cobra. Esse café-da-manhã reforçado, tradicionalmente consumido por tropeiros, é feito com a sobra do caldo de frango do jantar do dia anterior, farinha e condimentos.

Na ponta de sua cauda, a cascavel possui um guizo (chocalho) que, ao ser agitado, provoca um som inconfundível, mandando um claro recado a todos ao redor: “Se afaste, eu sou a cascavel e sou perigosa”.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Spilotes pullatus, esse é o nome científico dado à cobra caninana, também conhecida regionalmente como cobra cantagalo. Ela é encontrada em regiões com vegetação, como Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica, mas também pode visitar áreas urbanas.

VOCÊ SABIA QUE ALGUMAS ESPÉCIES DE COBRAS, COMO A CASCAVEL E JIBOIA PODEM PRODUZIR SONS?

Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Cascavel-diamante-ocidental em posição de bote. Uma nova pesquisa descobriu que cascavéis mudam o ritmo de seus guizos quando uma possível ameaça se aproxima. O som de alerta da cascavel, o som de chocalho, é um dos ruídos mais arrepiantes da natureza: se puder ouvi-lo, já está perto demais.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

Habitat: Campos abertos de cerrados, áreas pedregosas e secas. Hábitos: Crepuscular e noturno. Características: A cascavel Possui um chocalho na extremidade da cauda.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Como saber se uma cobra é ou não venenosa? Enquanto a maioria das serpentes tem uma cabeça triangular, as cobras venenosas terão um olhar mais saliente, especialmente ao longo das suas mandíbulas, devido aos seus sacos venenosos. Existem várias diferenças importantes entre cobras venenosas e não venenosas.

cobra-liga vermelha da Califórnia

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo. A cobra-liga vermelha da Califórnia (Thamnophis sirtalis infernalis) é uma subespécie da cobra-liga comum.

Mamba Negra

Mamba Negra
Essa serpente é conhecida por sua agressividade e ataque preciso e mortal. A mamba negra é a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora. Ela pode atacar sua vítima até 12 vezes seguidas.

1 – Cobra nariz-de-folha
Essa cobra bizarra da espécie Langaha madagascariensis vive em árvores e é natural da ilha de Madagascar.

A sua coloração varia de acordo com a idade, possuindo uma coloração rosada com cabeça escura, quando jovem, e quando adultos são preto azuladas com uma faixa branca na parte ventral. Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.

A mais famosa delas, porém, é a muçurana, que vive nas Américas Central e do Sul, da Guatemala até o Brasil. A muçurana tem geralmente de 1,50 a 1,60 m de comprimento, mas pode atingir até 2,40 m. Sua coloração varia com a idade. Quando jovem é rósea e, quando adulta, negro-chumbo ou azulado.

Muçurana, cobra preta, limpa mato, serpente de hábito terrícola. Em seu desenvolvimento apresenta variação ontogenética, nos jovens o corpo é avermelhado, cabeça negra com uma faixa nucal branco amarelada. O adulto é todo cinza escuro quase negro.

As cobras não falam, mas podem emitir sons para. desencorajar o ataque do predador.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!