Qual é o nome da cobra marrom com listra preta?

Perguntado por: dinfante2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Cobra-cipó-marrom

Reino:Animalia
Ordem:Squamata
Família:Colubridae
Gênero:Chironius
Espécie:C. quadricarinatus

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

Atinge cerca de 1,20m, e é uma cobra fina e ágil. Alimenta-se de pequenos anfíbios, como pererecas. A reprodução é ovípara.

Características da cobra marrom
Quando jovens, possuem uma espécie de “coleira” amarelada ao redor do pescoço e, no geral, são mais escuras que os adultos. No entanto, essa cobra marrom é inofensiva, mas frequentemente confundida e morta ilegalmente.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.

A cobra marrom é comum em áreas rurais modificadas com fins agrícolas, mas não existem no Brasil.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Dois copos de enxofre; Um copo de bolinhas de naftalina; ½ copo de pimenta vermelha triturada. Misture bem todos os ingredientes e borrife em seu quintal, jardim e dependências, sempre onde as cobras podem aparecer.

Essa percepção é possível por meio de um órgão chamado fosseta loreal: um buraco localizado na cabeça da serpente, entre o olho e a narina. A presença desse órgão também serve para identificar algumas das serpentes peçonhentas no Brasil: Jararacas, cascavéis e surucucus-pico- de jaca.

Uma das principais características físicas da jararaca é a sua cor marrom e a presença de manchas triangulares escuras pelo corpo. Além de uma cabeça triangular, esse tipo de cobra também apresenta uma faixa horizontal preta atrás dos olhos e em volta da boca.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

As características clínicas dos episódios de intoxicação em seres humanos causados por esta serpente incluem edema (inchaço), eritema e equimoses (manchas escuras), linfadenopatia regional (dilatação de linfonodos), efeitos neurotóxicos e miotóxica.

Pseudonaja textilis é uma serpente da família Elapidae, conhecida popularmente como "Cobra-Marrom", e é atualmente considerada a segunda mais peçonhenta do mundo depois apenas da Oxyuranus microlepidotus, ou Inland Taipan. Assim como a primeira cobra mais peçonhenta do mundo,a cobra-marrom é nativa à Austrália.

Embora não seja peçonhenta, a cobra-cipó é muito arisca e pode atacar os seres humanos. “Essa serpente não tem veneno, mas pode morder e causar algumas reações, como dor, queimação e coceira. Isso acontece devido à produção de uma secreção que ela utiliza para imobilizar as presas”, explica a corporação à reportagem.

Com tamanho médio de 1,7m, a cobra urutu-cruzeiro possui uma variação de cor entre bege e marrom.