Qual é o nome da cobra amarela e branca?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A píton amarela ou píton albina é comumente encontrada em uma grande variedade de habitats, como florestas tropicais, campos, pântanos, áreas rochosas e mangues. Essa é uma espécie originária da África e da Ásia, sendo introduzida às Américas pela atividade humana, o que acabou por gerar desequilíbrio em alguns biomas.

A serpente é comercializada por cerca de R$ 3 mil, quando filhote, e até R$ 15 mil, quando adulta. A píton amarela não é venenosa e pode chegar a medir dez metros e pesar até 80 quilos.

Ela apresenta coloração que varia do amarelo ao marrom e possui padrões semelhantes a diamantes em seu dorso. Trata-se da maior serpente do mundo em comprimento, podendo atingir até 9 metros.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Ao mesmo tempo em que traz uma mensagem de luxo, prosperidade e riqueza, sonhar com cobra amarela pode ser um sinal de atenção às atitudes das pessoas ao redor. Isso porque sonhar com cobra amarela também pode ser sinal de traição e falsidade.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Essa percepção é possível por meio de um órgão chamado fosseta loreal: um buraco localizado na cabeça da serpente, entre o olho e a narina. A presença desse órgão também serve para identificar algumas das serpentes peçonhentas no Brasil: Jararacas, cascavéis e surucucus-pico- de jaca.

Na ocasião, o biólogo Marco Freitas ressaltou que apesar de a píton não ser venenosa, ela representa um perigo para cães e crianças. Além disso, existe risco da espécie se adaptar ao bioma brasileiro e se tornar mais uma praga invasora no país. Leia também: Cobras Píton podem engolir animais enormes; como?

Pítons não são serpentes venenosas e matam suas presas por constrição, assim como fazem as sucuris e jiboias. A píton-reticulada é a maior serpente em comprimento do mundo.

Um milhão de dólares pode ser o preço de uma cobra. O animal que vale essa fortuna carrega a riqueza no próprio nome: Princesa Diamante. Uma jiboia raríssima. A única no mundo com a pele toda branca e os olhos negros.

A sucuri-verde apresenta cor verde oliva ou marrom, com algumas manchas dorsais e ocelos laterais. Além disso, é a única espécie do gênero que possui quatro listras cefálicas, geralmente marrons, vermelhas ou laranjas.

As sucuris são as maiores serpentes do mundo em termos de massa, além de disputarem o recorde de serpente mais longa do planeta com a também gigante píton-malaia (Malayopython reticulatus).

Píton é o nome usado para fazer referência a diversas espécies de serpentes da família Pythonidae. São serpentes que não ocorrem naturalmente no Brasil, sendo encontradas na Ásia e África.

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país. » Por que o siri anda de lado?