Qual é o nome da ciência que estuda os astros e o próprio universo?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O que é ASTRONOMIA? Observadas a milhares de quilômetros da Terra, estrelas podem dar respostas sobre a vida em nosso planeta. Por isso, um dos objetivos da ASTRONOMIA é investigar a origem dos astros.

Na Astronomia, astro é o nome dado aos corpos celestes que orbitam no espaço. No entanto, no que diz respeito à Astrologia, os astros possuem o mesmo significado que os planetas. São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a Astrologia é a "arte de adivinhar o futuro pelos astros" enquanto que a Astronomia é a "ciência que trata dos astros" ou seja sua posição, dimensões, constituição, formação e evolução.

O astrônomo é o profissional que pesquisa o universo e todos os elementos que o constituem (planetas, estrelas, galáxias, cometas, etc.). Ele estuda suas propriedades físicas, sua formação, evolução e composição química. Este profissional possui grande conhecimento em Física e é especialista em fenômenos espaciais.

A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo (cosmos, em grego). A cosmologia estuda o Universo, a sua organização e a sua origem.

Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que acontecem no Universo. Astronomia é uma ciência que estuda a composição e formação dos corpos celestes e os fenômenos que acontecem no Universo.

De acordo com a Cosmologia, a Astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado.

São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Além dos planetas e das estrelas, há outros corpos celestes, sendo eles os asteroides, cometas, meteoroides e satélites naturais. O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Astrônomos e astrofísicos estudam praticamente as mesmas coisas, a diferença é que os astrofísicos buscam compreender o Universo sob a ótica das leis da física. Enquanto os cosmólogos estudam o universo como um todo, desde quando ele se formou, suas grandes estruturas e como acontece sua evolução.

Você pode aprender e estudar Astrologia por conta própria, consumindo conteúdos gratuitos e de qualidade, como os que você encontra no Personare. No entanto, se você quiser um direcionamento, com orientações e suporte adequados, além de espaço para tirar dúvidas, o ideal é fazer um curso de Astrologia.

Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.

As galáxias são gigantescos sistemas formados por bilhões de estrelas. Algumas contêm grande quantidade de gás e poeira , formando estruturas de braços espirais, onde novas estrelas são formadas . O diâmetro típico das galáxias, como a nossa Via-Láctea, é de 100.000 Anos Luz .

Para desenvolver seus estudos, os astrofísicos têm à sua disposição lunetas, telescópios, telescópios espaciais, radiotelescópios, fotômetros etc. As linhas de pesquisa da Astrofísica são diversas.