Qual é o nome da bandeira da Antártica?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Antártica não tem uma bandeira oficial. A mais usada é essa, adotada em 2002 pela Organização do Tratado da Antártica. A atividade “Bandeira do Dia da Antártica: da sala de aula para o pólo” é uma iniciativa da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira.

Hoje ficou assim: alguns estudiosos acham "Antártica" mais correto, porque surgiu de um termo grego que quer dizer "anti-ártico", ou "do outro lado do ártico". Como o Ártico é no Pólo Norte do nosso planeta, o anti-ártico é no Pólo Sul. E assim ficou Antártico.

A Antártida não é oficialmente um país, motivo pelo qual não apresenta uma bandeira oficial.

O polo norte – também chamado de Ártico – não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Assim, ele não é considerado um continente. Sua área, ainda, abrange o extremo norte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico (que é um mar, e não um oceano).

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

Embora as regiões polares Norte e Sul tenham muita neve e gelo, o urso-polar habita apenas o Norte, então não seria possível encontrar um na Antártida.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.

Polo Sul

A Antártida, também chamada de Antártica, é um continente quase totalmente coberto de gelo. Situa-se no Polo Sul e sua área é de 14 milhões de quilômetros quadrados, o que é quase duas vezes o tamanho do Brasil. Esse continente fica isolado de todos os outros e é a região mais fria da Terra.

Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.

Joaquim Salles era proprietário de um matadouro de suínos com o nome Antarctica, local onde possuía uma máquina de fazer gelo. Em 1882, ele formou uma sociedade com Louis Bucher, dando origem a uma fábrica com o mesmo nome do matadouro.

Instalada em 1984, a estação científica brasileira na região (Estação Comandante Ferraz) soma pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, física, metereologia e paleontologia. Nos últimos sete anos, 250 cientistas brasileiros trabalharam em 25 projetos na Antártica.

A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes.

A resposta é: nenhuma cor, nenhum desenho, pois a região não tem governo próprio nem bandeira oficial.

A bandeira da Argentina traz em seu centro o Sol de Maio, símbolo que se tornou sinônimo de independência. É confeccionada nas cores nacionais: azul-celeste e branco.

Naturalmente, a maioria de nós poderá pensar que ambos os Polos registam temperaturas similares, mas os factos confirmam que o Polo Sul é muito mais frio que o Polo Norte. Em valores médios, o Polo Sul regista, no inverno, temperaturas de 60 graus Celcius negativos e o Polo Norte 30 graus Celcius negativos.

Já no pólo norte, são os meses de abril a setembro agraciados com o Sol da Meia-noite. Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.