Qual é o nome da árvore que dá cabaça?

Perguntado por: erodrigues7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

cujete

É chamada de cuité, coité, cabaça, cuieira, árvore da cuia, cina, cuia e cujete.

Usos do coité
Árvore muito ornamental e decorativa, os frutos verdes, com no máximo 8 cm de diâmetro, são consumidos cozidos em sopas; já dos frutos maduros só é utilizada a casca para fazer artesanato e vasilhames para cozinha. As sementes podem ser consumidas, se cozidas.

Os frutos, que podem variar de pequenos e arredondados a grandes e compridos, indo de uma dezena de centímetros a mais de um metro de comprimento, são usados para a confecção de recipientes (por exemplo, a cuia de chimarrão no sul do Brasil e em outros países do sul da América do Sul), instrumentos musicais (por ...

Usos populares da cabaça
A cocção da polpa do fruto pode ser um processo para extração da toxidade e tanto a polpa quanto o extrato da casca são muito eficazes no tratamento da inflamação do intestino e contra o acúmulo anormal de líquidos no corpo.

Além disso, A Cabaça Também é uma boa fonte de complexos de vitamina B, de Vitamina C, Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco e Fósforo. Cabaça Auxilia a Digestão: A Cabaça é um alimento bem saudável para o estômago. Ela evitam dores de estômago e indigestão.

Sementes de Cabaça (Porongo)
A Cabaça é conhecida como Porongo e sua planta é a cabaceira, porongueiro, cabaceiro ou jamaru. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera.

A cabaça é de origem africana, mas pode ser encontrada em praticamente todos os países do mundo. Uma vez apanhada, esvazia-se o seu conteúdo e procede-se à secagem do invólucro para que possa ser reutilizado de outras formas, dada a sua versatilidade. São diversos os usos atribuídos às cabaças secas.

O nome “coité” vem do tupi e significa vasilha ou panela, motivo pelo qual esta planta é também conhecida como cuieira, cuia ou cabaça. Sua madeira, dura e forte, é utilizada na marcenaria e na carpintaria. O fruto, de casca bem dura, é empregado na produção de vasilhame e instrumentos musicais como o Berimbau.

Dentro do culto, é o símbolo representativo e o utensílio principal de Exu, mas a cabaça é também usada por Pretos Velhos, Caboclos e alguns Orixás, como Ossain, que faz da cabaça o local para guardar as folhas (ervas) e seus segredos; e Omolu, que a utiliza para levar seus remédios.

O coité é utilizado pelos nossos guias e sacerdotes em rituais mágicos, seja como condutor, armazenador ou irradiador de energia. O coco por si só já é uma grande potência energética!

É usada na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas.

No Ógó de Èsù, uma representação do falo masculino, as cabaças representam os testículos. Usa-se uma das partes da cabaça cortada ao meio, e colocada na cabeça das pessoas a serem iniciadas e que não podem ser raspadas por serem Àbìkú, para nela serem feitas as obrigações necessárias.

artesanato. mesmo e serve também pra. serve de carta começar a trabalhar a. comida.

120 dias

A colheita das cabaças é feita a partir de 60 ou 120 dias após o plantio da semente.

cabaço amargo, também conhecido como melão amargo, é um vegetal que muitas pessoas tendem a se coíbe de, devido à amargura. Enquanto cabaço amargo pode ser off-putting devido ao seu sabor amargo, quando preparado corretamente, eles fazem um vegetal atraente e nutritivo que pode ser usado em muitos pratos diferentes.

Além das peças de artesanato, a cabaça é utilizada para fazer outros objetos comumente presentes em várias regiões do Brasil, como cuias para chimarrão e instrumentos musicais como afuche, maracás e berimbaus.

O fruto, depois de seco, é usado na confecção de cuias de chimarrão.

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

Normalmente encontramos cabaças ainda sujas nas feiras e mercados municipais das cidades, especialmente se for de uma região que produz.

Parte utilizada: fruto verde, folhas, sementes. Propriedades medicinais: amarga, drástica, emoliente, maturativa (polpa dos frutos); purgativa e antinefrítica (sementes).