Qual é o nome científico do homem atual?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Homo sapiens sapiens

Homo sapiens é o binômio, ou nome científico, usado para classificar a espécie humana. Trata-se do ancestral do Homem atual. Na verdade, nossa espécie, Homo sapiens sapiens, é uma subespécie de Homo sapiens.

O homem-sapo, ou povo-sapo, é uma raça de anfíbio monstruoso tribal que habita o Pântano dos Juncos. Sobem em árvores e estão sempre à espreita, prontos a atacar invasores com suas lanças e a sacrificar vítimas a Inghlblhpholstgt, o grande deus sapo.

Um ancestral do homem moderno sobreviveu até relativamente pouco tempo atrás no sudeste da Ásia. É o que mostra um novo estudo, publicado na revista científica Nature. O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Além do cérebro bem desenvolvido, a espécie humana difere-se dos seus ancestrais mais antigos por possuir uma postura ereta e ser bípede, ou seja, deslocar-se utilizando as duas pernas.

  • Primatas
  • Therapsida
  • Elpistostegalia

Em vez de segurar a fêmea, o macho simplesmente monta nas costas dela, segura em alguma coisa próxima – como um graveto, uma pedra ou um tronco de árvore -, ejacula sobre a pele da companheira e cai fora. A fêmea, então, bota os ovos e o sêmen escorre de suas costas até fecundá-los.

  • Mamíferos
  • Sarcopterygii

O Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens. O termo Homo sapiens deriva do latim "homem sábio, homem que sabe".

Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”. No sétimo dia, descansou.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores). Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano.

Seres humanos atuais, distinguem-se pelo cérebro altamente desenvolvido.

  • Pré-australopitecos. ...
  • Australopitecos. ...
  • Homo habilis. ...
  • Homo ergaster. ...
  • Homo erectus. ...
  • Homo neanderthalensis. ...
  • Homo sapiens.