Qual é o nome científico da Catingueira?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Poincianella pyramidalis

Catingueira-verdadeira Poincianella pyramidalis [Tul.] L.P.

As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.

A catingueira é uma espécie arbustivo-arbórea que apresenta período de floração de janeiro a maio, novembro e dezembro. Já a frutificação ocorre entre maio e outubro conforme banco de dados fenológicos do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A Flor da Catingueira contém em sua composição o Boldo e a Carqueja, duas plantas medicinal, sendo que o Boldo pode ser utilizado como remédio caseiro para o fígado devido às suas propriedades digestivas e hepáticas, além de possuir propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antioxidante.

De acordo com a Flora do Brasil (2015), a catingueira é classificada como árvore e/ou arbusto, sendo endêmica do Brasil. De porte médio, não é dotada de espinhos e possui altura de 3-6 m podendo,em alguns casos, atingir 12 m. Possui copa aberta e irregular e seus ramos são verdes (MAIA, 2012).

Para o preparo do chá através do método de infusão, onde 100 mL de água fervente foram vertidas sobre 5 g de flor da catingueira e ficou em repouso por 15 minutos.

As folhas, flores e cascas são usada no tratamento de infecções catarrais, nas diarreias e disenterias. O chá da casca é usado para tratamento de hepatite e anemia. Também é usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.

Essa resina é usada para brear navios e, pelos índios do Pará, como creme rejuvenescedor e embelezador da pele, com propriedades afrodisíacas e de feitiço, assim por eles denominada “bálsamo tamakoaré”. Na medicina popular combate dermatoses, cefaléias, verminoses entre outros males.

A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.

A casca de T. caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.

Flores amarelas, dispostas em racemos. Pedicelos de 10 a 15 mm, com pelos estrelados, escuros. Cálice amarelo, leve pilosidade acastanhada. Pétalas amarelas, apresentando pontos glandulosos no dorso.

Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

O Sabiá é cultivado com diversas finalidades, podendo ser utilizado para energia, com a produção de lenha e carvão, além de ser utilizado na produção de estacas, tutores para apoiar e sustentar plantas, cerca-viva e suas folhas são excelentes fontes de proteína para alimentação animal.

Garrafada é uma mistura de ervas e de elementos da natureza. Juntos eles podem ajudar quem quer engravidar e também auxiliar em diversos outros fatores, inclusive problemas de saúde. A garrafada é original dos estados do norte e nordeste do Brasil, que foi onde a cultura se estabeleceu há muitos anos.

A planta é usada no tratamento de vários problemas de saúde, como no tratamento de miomas; cistos no ovário ou no útero; combate a infecções urinárias; promove a regulação do ciclo menstrual causada pela Síndrome dos Ovário Policísticos, também ajuda no tratamento endometriose.

Fortalece a imunidade. Promovendo ação anti-inflamatória, analgésica, antiviral, antifúngica, antioxidante, antibiótica e antineoplásica, ajuda a fortalecer a imunidade, sendo assim, melhor protegendo o organismo.

O marmeleiro é uma árvore de tamanho médio, capaz de alcançar os 6 metros de altura se a deixamos crescer com liberdade. O seu tronco é muito tortuoso, de cor verde com tons avermelhados e a sua casca é lisa, acinzentada, ficando escamada com o passar do tempo.

Para preparar o chá de mulungu com camomila, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de casca de mulungu e algumas flores de camomila em uma xícara de água quente. Em seguida, deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos antes de coar e beber.

O decocto e o infuso preparados a partir da casca de barbatimão têm sido utilizados na medicina popular para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, cicatrização de feridas, como anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.

Usos do mastruz para a saúde
Ainda em relação a doenças, a erva-de-santa-maria tem ação antiulcerosa, antimalárica, hipotensora e relaxante muscular. Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas.