Qual é o nível trófico do Gavião?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Na primeira cadeia, o gavião ocupa a posição de consumidor quaternário; na segunda, ele ocupa a posição de consumidor secundário.

Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema. Cada organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.

A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro). Os decompositores, geralmente, não são representados nas cadeias, pois atuam nos diversos níveis tróficos.

Resposta: O nível trófico do boi é o segundo e do urubu é o terceiro. Necrófago, pois se alimenta de organismos mortos.

Assim como outras aves de rapina, o gavião- carijó tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna como reguladores da seleção, evitam uma superpopulação de roedores e aves pequenas além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes (FERGUSON-LES e CHRISTIE, 2001).

Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico. Nesse grupo, encontram-se organismos como as plantas e as algas.

Animais onívoros podem se alimentar tanto de plantas quando de outros animais, logo podem ocupar mais de um nível trófico: por exemplo, um humano quando come uma verdura (produtor – primeiro nível trófico), ocupa o segundo nível trófico (consumidor primário), e quando come um boi, ocupa o terceiro nível trófico ( ...

Produtores. Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

O gavião-real, é a maior ave de rapina do mundo e a maior do Brasil. Solitário, o gavião-real vive em florestas ou nas margens de rios do Brasil e da América Central. A harpia vive em montanhas, nas margens de rios e lagos e até mesmo à beira-mar.

Normalmente é o gavião carijó que faz isso. Eles ficam agressivos porque estão defendendo o território deles. O biólogo orienta que os moradores tenham paciência e que utilizem objetos como guarda-chuvas ou levantem o braço para espantar e evitar o ataque da ave.

Explique como o gavião poderia ocupar o nível trófico inferior ao da cobra? O gavião e o topo da cadeia alimentar, ele pode ocuparão mesmo nível trofico da cobra e se alimentar do mesmo trofico da cobra.

o jacaré é consumidor terciário do tipo carnívoro, representando o quarto nível trófico.

Por fim, no terceiro nível trófico estão os organismos decompositores. Eles também são heterotróficos, porém, diferente dos organismos consumidores, eles realizam o processo de decomposição, assumindo um papel diferente na cadeia alimentar.

quarto nível trófico

Ao se alimentar de pássaro, a coruja se enquadra no quarto nível trófico.

O gafanhoto, que do capim se alimenta, é o consumidor primário. O rato, por sua vez, é o consumidor secundário. Esse último animal serve de alimento para a serpente, que ocupa o nível trófico de consumidor terciário.

Continuar lendo Por que o gavião grita?