Qual é o naipe mais forte no truco?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Rei. O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás.

Através dela, definem-se as manilhas, que são as cartas seguintes à vira, de acordo com a ordem das cartas. Exemplos: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Q; se a vira for 3, a manilha é a 4.

Truco Paulista
É a variação mais comum em jogatinas online e algumas competições. Nessa variação, utilizamos o baralho francês, com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas. O objetivo sempre é marcar 12 pontos primeiro, que se consegue a cada mão batida.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

A sensação do truco, que realmente, faz a diferença e desvirtua a lógica do jogo é chamada blefe ou facão. Aí reside a verdadeira “arte do jogo do truco” onde a dupla que melhor “representar” poderá reverter o quadro de uma partida quase perdida.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

A lógica seria essa: Primeiro você cria o baralho, que é uma coleção de cartas fazendo todas as combinações entre naipes e valores. Do baralho, tira 3 para cada jogador e tira o “vira”; o resto não é usado na rodada. Inicialize uma coleção de CartaJogada, que serão as cartas efetivamente jogadas naquela rodada.

Como jogar truco paulista
O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

Dessa forma, o jogo é praticado apenas com 40 cartas do baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10, além dos coringas.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam.

*O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas. Caso alguma carta possa ser vista pelos jogadores durante a distribuição a mesma será queimada, independente de qual seja a carta, e uma nova será distribuída.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.