Qual é o músculo responsável por mover e estabilizar os ossos?

Perguntado por: dramos5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

músculos estriados esqueléticos

Esses músculos são chamados de estriados porque, quando vistos ao microscópio, suas fibras apresentam faixas ou estrias transversais. Os músculos estriados esqueléticos agem em conjunto com os nossos ossos, fazendo com que o nosso corpo se movimente.

Regulando o fluxo de sangue para regiões do corpo através do controle do diâmetro dos vasos sanguíneos; Controlando a intensidade da luz que chega aos olhos, por meio da regulação do diâmetro da pupila; Ajudando durante o parto com a contração do útero, etc.

Os movimentos corporais são produzidos pela ação dos músculos sobre os ossos que se movem ou se estabilizam pela presença de articulações. Os músculos que estão associados a tendões e ossos são chamados músculos esqueléticos e os associados às vísceras, músculos viscerais.

Resposta verificada por especialistas. São comandos emitidos por sensores cerebrais que acionam os nervos e fazemos o movimento que queremos ou podemos com nossos membros do corpo.

Músculos Rotadores: esses músculos agem para estabilizar as articulações. Músculos Abdutores: esse grupo de músculos auxilia no afastamento das articulações a um plano mediano. Músculos Adutores: os músculos adutores auxiliam na aproximação das articulações a um plano mediano.

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.

Masseter

Principais Músculos do Corpo Humano
O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

As fixações musculares são descritas como origem e inserção.
A inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel).

Também é chamado popularmente de flexão de braços na barra fixa ou puxada alta. O movimento é realizado na barra fixa e tem como objetivo fortalecer principalmente antebraços, bíceps, ombros, e os músculos superiores e inferiores das costas.

Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses. O encurtamento da distância entre as extremidades pelo processo de contração permite que os segmentos do corpo movimentem-se. No entanto, os músculos não são responsáveis apenas pela locomoção.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.

Os tendões conectam as extremidades dos músculos aos ossos ao passo que os ligamentos conectam ossos a outros ossos.

A dança em geral trabalha principalmente a parte inferior do corpo, ou seja, os glúteos, as coxas e as panturrilhas!

Músculos: Ossos, músculos, tendões e ligamentos movimentam o corpo - UOL Educação.