Qual é o músculo que cresce mais rápido?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

A região anterior de coxa costuma ser a que mais se destaca em um físico, pois é onde concentra a maior quantidade de músculos. E por este motivo, é a região onde mais temos opções de exercícios para se fazer em casa, como o clássico agachamento, o afundo, o avanço, e entre outros.

Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir. Portanto, não subestime a importância da dieta, ela representa cerca de 80% dos seus resultados.

Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.

No entanto, os bons hábitos, a frequência e o compromisso com os exercícios e a alimentação os superam, de acordo com o personal. Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

Junto ao Whey Protein, a Creatina é um dos produtos mais populares entre pessoas que treinam e buscam opções de suplemento para ganhar massa muscular. Ele tem função principalmente focada na performance de quem treina, justamente porque age fornecendo energia para o corpo durante os exercícios.

Quanto tempo leva para ver o resultado do agachamento? Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

A frequência de quem treina para alcançar a hipertrofia, por exemplo, não deve ser a mesma de quem treina apenas para perder peso. Outros fatores como idade e condições médicas também influenciam. O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Geralmente, o tempo estimado para o ganho de massa é de 6 meses. O biotipo do praticante de musculação e sua carga genética podem influir, mas o importante é se exercitar de forma correta e regular, obedecer aos períodos de descanso e ter uma alimentação adequada.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Essas rupturas serão fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor. Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

Um prazo esperado para a definição do corpo, por exemplo, pode variar entre 3 e 6 meses. Definir as suas estratégias, bem como as suas metas, vai ajudar você a manter-se no plano e não desistir, tanto dos treinos quanto da alimentação.