Qual é o músculo do sorriso?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O sorriso é um comportamento inato e universal; é definido pela curvatura ascendente das comissuras labiais, movimento produzido pelo músculo zigomático maior.

Músculo pterigóideo medial
Os pterigóideos fazem parte dos músculos da mastigação e auxiliam na movimentação da articulação temporomandibular. Na verdade, eles são dois: mediais e laterais. A contração do pterigóideo medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente.

Músculo Zigomático Menor

Músculo Zigomático Menor – Este músculo também se insere na pele do lábio superior, e tem como ação elevar o lábio superiormente e lateralmente. Expressão facial do “riso amarelo”.

O riso é um ruído primitivo
Isso desencadeia uma resposta emocional no sistema límbico, que controla sentimentos como prazer e medo e que, por sua vez, estimula o córtex motor, explicou Gupta no podcast. Isso controla a resposta física: as gargalhadas, os roncos e os risos.

2. Sorrir estimula o sistema imunológico. As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções.

  • Músculo bucinador. Músculo bucinador. ...
  • Músculo levantador do lábio superior. Músculo levantador do lábio superior. ...
  • Músculo depressor do lábio inferior. Músculo abaixador do lábio inferior. ...
  • Músculo mentual. Músculo mentual. ...
  • Músculo risório. Músculo risório. ...
  • Músculo depressor do ângulo da boca. ...
  • Músculo zigomático maior.

Músculo risório: Origina-se na pele da bochecha e na fáscia massetérica e insere-se na pele da bochecha, é responsável principalmente pelo riso forçado, pois vai tracionar súpero-lateralmente o ângulo da boca.

músculo orbicular do olho

O músculo orbicular do olho é um esfíncter elíptico, fino e plano, que envolve o ádito da órbita, consistindo de 2 porções: orbital e palpebral(2,3). O fechamento forte das pálpebras é executado com a colaboração da parte orbital, levando a pele da fronte, têmpora e bochecha em direção ao ângulo médio das pálpebras.

Os músculos da boca auxiliam na expressão facial, mastigação e comunicação. Esses músculos são inervados pelo nervo facial (NC VII).

Músculos da mastigação
Vários músculos do pescoço e da cabeça estão envolvidos no processo de mastigação, porém, os principais são o Temporal e o Masseter. Eles são responsáveis pelo fechamento da boca, movimento que requer mais potência, principalmente durante a mastigação dos alimentos.

masseter

Qual o Músculo Mais Forte do Corpo Humano? Envolvendo os movimentos de mastigação, o músculo mais forte que temos é o masseter. Ele é conhecido também como o músculo que está localizado na área da mandíbula.

Músculo Masseter

Músculo Masseter
Parte Profunda: Origina-se da margem inferior e face medial do arco zigomático e se insere na tuberosidade massetérica. Na movimentação da boca o masseter é o músculo que ELEVA a mandíbula com maior potência.

Assim como os outros músculos do grupo bucolabial, a função do orbicular da boca é controlar o formato e o movimento dos lábios. Ele fecha, realiza a protrusão e comprime os lábios. Fazendo estas ações o orbicular da boca facilita a fala e ajuda na produção de várias expressões faciais, como raiva, tristeza e outras.

O músculo masseter, na parte lateral de sua bochecha, é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Os livros de anatomia tradicionalmente descrevem o masseter como um músculo formado por duas camadas: uma superficial e outra profunda.

Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

Também conhecida como transtorno da expressão involuntária, o afeto pseudobulbar, é um tipo de transtorno neurológico que faz rir e chorar descontroladamente.

A labilidade emocional é uma condição neurológica rara que pode causar crises de riso e choro exageradas e sem motivação aparente. Esses episódios dos mais diversos sentimentos emocionais são incontroláveis e breves e não congruentes com o humor”, explica a psiquiatra Melissa Duarte.

serotonina

Rir libera a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, e a endorfina, que geralmente é estimulada após exercícios físicos.