Qual é o muro mais resistente?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A construção de um muro de arrimo usando concreto armado é considerada a melhor opção. Possui a maior estabilidade em comparação aos outros materiais e pode ser utilizado desníveis de todos os tamanhos. Contudo, traz como principal desvantagem o custo e a demora no processo.

Construídos para conter parte de um terreno, os muros de arrimo ainda são chamados de muro de contenção e são muito necessários quando há um desnível de terreno, muitas vezes causado pela ação do homem com o intuito de obter mais espaço para construir sua edificação.

Por ser mais simples de se trabalhar e mais seguro do que outras soluções, como a alvenaria, pedras em arame e pneus, os blocos de concreto são a melhor escolha para construir o seu muro de contenção.

a) Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais, porque a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente. b) É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao gerado pelo tijolo baiano.

Segundo engenheiros e arquitetos, o bloco cerâmico gera uma economia de 30% no custo final da construção. Isto porque demanda menos tempo de assentamento (por ser grande), acelerando a construção das paredes.

A utilização de blocos estruturais para a construção de muros proporciona uma maior economia e rapidez, pois exige menor uso de argamassa e madeira em sua edificação, já que o próprio bloco fará seu sustento.

“É importante verificar o sistema de drenagem, se há trincas ou estufamentos, se a água que sai está turva ou se há algum tombamento. Se houver algum desses sinais, é importante agendar uma visita de engenheiro perito para avaliar o grau de impacto no muro e se existe a necessidade de alguma intervenção.”

Pode, desde que a construção esteja submetida a alinhamento, que se comunique previamente ao vizinho, que se verifique se o muro suportará a sua construção e, a depender da situação, que se pague proporcionalmente o valor do muro e do chão ao vizinho.

Um método alternativo para impedir que a água não atravesse o muro de arrimo, porém de maior custo, é criar uma parede dupla – o muro de arrimo impermeabilizado e uma parede comum a sua frente, separados por um espaço de ar.

De maneira geral, podemos classificar os muros de arrimo em dois grupos principais:

  • Muros de gravidade;
  • Muros de flexão.

4 metros

O muro de arrimo pode ser construído inclinado, em patamar, em formato de L e de triângulo, e geralmente sua altura não passa de 4 metros quando utilizado em residências.

2- Muro de arrimo com blocos de concreto
Essa é a forma mais barata de se construir um muro de arrimo, além de ser mais simples que a alvenaria comum. Os muros são, então, construídos com blocos de concreto e, posteriormente, revestidos.

Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.

a angel angel ela é mais dureza para explosão aquela é mais resistente para explosão. depois.

A classe A dos blocos de concreto tem função estrutural e resistência acima de 8,0 MPa. É recomendada para obras de alvenaria acima ou abaixo do nível do solo. É a classe mais resistente de todas.

Bloco de concreto, medida 15x39, preço do milheiro R$1,150 AVISTA, peça 1,10 para RETIRAR.

Talvez uma solução é a construção do muro chapiscado, além de você não precisar gastar com o reboco, este tipo de muro esconde os tijolos, melhorando a aparência do mesmo, sem contar a vantagem do seu baixo custo.

O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir as paredes de tijolos tradicionais.