Qual é o motor mais potente do mundo?

Perguntado por: acunha4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Capaz de atingir sem esforço velocidades de até 440 km/h, o coração pulsante do Chiron Super Sport produz 1.600 cv graças a uma versão completamente revisada do famoso motor W16 de 8,0 litros da Bugatti.

O motor TSI da Volkswagen acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Motor do Mundo. O prêmio, um dos mais prestigiados troféus do mundo dos fabricantes de motores, foi concedido por um júri internacional constituído por jornalistas especializados que examinaram motores divididos em 12 categorias.

O Fiat Pulse 2022 terá o motor 1.0 mais potente do Brasil, superando rivais como o TSI ou o turbo do Hyundai HB20. Segundo a Fiat, o motor Turbo 200 Flex terá 130 cavalos de potência com etanol e 125 cv com gasolina.

Stellantis - 1.0 Turbo 200 Flex: até 130 cv e 20,4 kgfm
Um dos mais modernos do país, também é o mais potente da categoria com a ajuda de diversas tecnologias, além do turbo e da injeção direta de combustível, comum em diversos concorrentes.

A Ford revelou novos detalhes do Mustang Dark Horse, modelo que traz motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, com 500 cv de potência e 57,8 kgfm de torque. Trata-se do motor V8 mais potente da história da marca. Outro destaque do veículo fica por conta do freio eletrônico para “drift”.

O carro com motor mais potente do mundo atinge 1.600 cv
Capaz de atingir sem esforço velocidades de até 440 km/h, o coração pulsante do Chiron Super Sport produz 1.600 cv graças a uma versão completamente revisada do famoso motor W16 de 8,0 litros da Bugatti.

Também é bastante potente, com 109 mil cavalos, às 102 rotações por minuto, seis vezes mais lento que um motor normal. Mas, tendo em conta o tamanho dos cilindros e da cambota, não é preciso andar mais depressa. E, realmente, a eficiência do navio comprova-o.

O motor AP é um dos motores mais usados nos Brasil. Ele ficou caracterizado por ser de fácil manutenção e pelo custo baixo de peças quando se é preciso fazer a troca de algum componente.

O primeiro carro da lista é o Koenigsegg Jesko Absolut. Equipado com motor 5.0 V8 biturbo capaz de entregar impressionantes 1.600 cv e 152,92 kgfm, a fabricante sueca promete que o hipercarro atinge a marca de 531 km/h.

Motor 2.0: costuma ter um espaço interno maior, além de ser mais tecnológico. Esse é definitivamente o tipo de motor com o maior consumo de combustível por quilômetro rodado, mas também é o motor mais potente.

O motor de combustão mais vendido do mundo não pertence a um automóvel, pertence a um motociclo: a Honda Super Cub. Aquele tímido motor monocilíndrico a 4 tempos é o motor de combustão mais vendido de sempre.

O motor molecular, medindo menos de 1 nanômetro, é formado por apenas 16 átomos e gira unidirecionalmente, algo muito interessante em termos de seu uso prático.

É sob o capô onde se esconde a usina de força do Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic+. Afinal, lá está o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo mais potente do mundo! Uma unidade montada à mão capaz de descarregar absurdos 421 cv a 6.750 rpm de potência e torque brutal de 50,98 kgfm entre 5.000 e 5.250 rpm.

Trata-se do ZZ632, um imenso V8 de nada menos que 10.4 litros e aspiração puramente natural. Sem qualquer ajuda para elevar a potência, o novo monstro insano para customização supera o V8 9.4 litros do Chevrolet Camaro COPO mais recente, lançado em junho nos EUA.

Neste caso, seu nome é Nettuno. O nome do motor faz todo sentido: o tridente de Netuno é o logotipo da marca. E realmente há algo mítico por trás deste motor V6 3.0 biturbo que gera 630 cv e 74,4 kgfm – mais potência que nos V8 4.0 da Audi e que nos V8 4.4 da BMW, ambos biturbo.

A unidade de medida “CV” é a quantificação da potência de um carro em cavalos. Assim, um Horse Power, ou Potência em Cavalos, significa que o motor de um carro é capaz de erguer 75 kg, a 1 metro de altura em 1 segundo.