Qual é o motor do Golf 1.6 Nacional?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O novo motor 1.6 do Golf é da família EA-111, a mesma que equipa o Gol e a Parati 1.0 Turbo. Foi projetado e desenvolvido pela Volkswagen do Brasil visando, principalmente, a nacionalização de seus componentes.

Equipado com motor EA-111 1.6 litro, o Golf Flash tem potência de 101 cv e torque de 14.3 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 11.7 segundos e atinge a velocidade final de 184 km/h.

O Golf sapão usou somente os motores EA111 e EA113, ambos de quatro cilindros com blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, porém, os 1.6 e 2.0 tinham duas válvulas por cilindro.

No Brasil, essa família de propulsores chegou somente em 1997, já bastante evoluída e com o nome de AT (Alto Torque). Apesar de seguirem as mesmas diretrizes básicas, o motor AP era totalmente diferente do AT, que inicialmente estava disponível apenas na variação 1.0 e com cabeçote de oito e 16 válvulas.

Enquanto o Golf importado da Alemanha adota reio com acionamento eletro-hidráulico, mostrado na imagem abaixo. O Golf proveniente do México deixa de adotar o sistema Auto Hold, mais sofisticado e associado ao freio de estacionamento eletro-hidráulico, a passa ser o Hill Assist, mais simples, que funciona em ladeiras.

Depois de se consagrar como queridinho do mercado e segundo modelo mais vendido da categoria sendo importado da Alemanha e, mais recentemente, do México, o Volkswagen Golf começa 2016 se naturalizando brasileiro.

O motor quatro cilindros do Golf SR é movido exclusivamente a gasolina, com 101 cavalos @ 5.600 RPM e torque máximo de 14,8 Kgfm @ 3.800 RPM, associado a um câmbio manual de cinco marchas.

O motor é o tradicional Volkswagen 1.6 com 101cv (G) e 104cv (A) - 5.750 rpm e torque máximo de 15,4 kgfm (G) e 15,6 (A) - 2.500 rpm, o que é suficiente para acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 11,5 segundos para atingir uma velocidade máxima de 184 Km/h.

Segundo a norma, o Golf 1.6 MSI automático, faz médias de 8,9 e 6,8 km/l rodando com etanol na estrada e cidade, respectivamente. Com gasolina sobe para 12,6 e 10 km/l. Mas em nossos testes, conseguimos atingir médias de até 13,5 km/l (com gasolina) rodando em rodovias.

Debaixo do capô do Golf 1.6 Sportline está um motor potente e esportivo: o 1.6 VHT Totalflex de 8 válvulas. Assim, é capaz de entregar 104 cavalos de potencia com álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina, sempre a 5.250 giros.

O Golf Sportline 2009 tem um motor de 1,6 litro de cilindrada, e com tecnologia Total Flex. A potência varia entre 101/103 cv a 5.750 rpm, com gasolina/álcool. O torque máximo é de 14,3/14,5 kgfm a 3.250 rpm, também na ordem gasolina/álcool.

A Versão Norte-Americana vai receber o motor 1.0 TSI que é usado no Up no Brasil.

O Golf R é tradicionalmente o modelo mais poderoso da linha Golf - que é simplesmente o produto mais bem-sucedida da Volkswagen de todos os tempos, mais até que o Fusca. Sempre com tração integral, agora o esportivo ainda terá sistema de vetorização de torque e 320 cv gerados pelo motor TSI.

O motor TSI da Volkswagen acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Motor do Mundo. O prêmio, um dos mais prestigiados troféus do mundo dos fabricantes de motores, foi concedido por um júri internacional constituído por jornalistas especializados que examinaram motores divididos em 12 categorias.

O motor AP é um dos motores mais usados nos Brasil. Ele ficou caracterizado por ser de fácil manutenção e pelo custo baixo de peças quando se é preciso fazer a troca de algum componente.

No Brasil, o Volkswagen AP equipou os seguintes veículos: Passat, Santana, Santana Quantum, Gol, Parati, Voyage, Saveiro, Apollo, Logus, Pointer, Polo Classic e Van.