Qual é o motivo do bocejo?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

As pessoas bocejam quando estão cansadas, mas também quando acordam após uma noite de sono. Bocejamos quando estamos entediados, mas também quando estamos ansiosos, famintos ou prestes a iniciar uma nova atividade. A ação é contagiosa - normalmente começamos no momento em que vemos alguém próximo de nós bocejando.

Ao vermos alguém bocejando, os neurônios-espelho desencadeiam um ato-reflexo, que não controlamos, e dão início ao bocejo. Até podemos tentar pará-lo, mas ele vai começar sem que queiramos. O que acontece é que quando bocejamos por "reflexo", em geral estamos em uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou.

Existe uma complexa rede de neurônios no nosso cérebro que está ligada ao comportamento social, à empatia e à imitação. Ela nos faz sorrir quando alguém dá um sorriso, mas também nos leva a bocejar quando alguém faz esse movimento.

Uma pessoa boceja em média de 5 a 10 vezes por dia. O sinal, causado por um reflexo involuntário, acontece quando se está sonolento, entediado ou ansioso, mas a importância do bocejo para o organismo ainda é pouco esclarecida.

- O bocejo é a maneira que o meu corpo encontra de se livrar das energias ruins que estavam sobre teu corpo, Mariana. E vou te dizer: tu estava carregada, hein, guria? Um dos fenômenos que chama a atenção dos observadores atentos é o bocejo que muitas pessoas apresentam quando estão nos centros espíritas.

Psicopatas não têm empatia por outras pessoas. Uma forma pela qual isso se manifesta é que eles não bocejam quando outras pessoas bocejam. Essa característica de não bocejar junto com outras pessoas foi reconhecida como um traço de psicopatia por pesquisadores da Baylor University, no Texas.

Normalmente só bocejamos quando estamos morrendo de sono, de tédio ou de cansaço. Nessas condições, o metabolismo fica naturalmente mais lento e o sangue circula mais devagar, fazendo com que o nível de oxigênio no cérebro fique muito baixo.

Durante o sono o centro neurológico que controla a quantidade de oxigênio e gás carbônico circulante no sangue controla nossa respiração. Momentos brevíssimos de parada respiratória ou de baixa de oxigênio nos fazem suspirar ou bocejar dormindo.

E os bocejos não são apenas um indicador de sono ou tédio, eles podem ser também sintomas de ansiedade. Muitas vezes, mesmo que você tenha dormido, seu corpo e sua mente não estão descansando o suficiente, e no dia seguinte você está cansado.

Ratos tiveram o bocejo mais curto (0,8 segundo). Seres humanos, por sua vez, tiveram o bocejo mais longo (6,5 segundos).

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

3- BOCEJOS
Dependendo do Chakra que estamos ativando ou focando a intenção na nossa prática, o bocejo, que é sinal de limpeza espiritual e energética, pode surgir.

Mediunidade, ou canalização, é a prática de supostamente mediar a comunicação entre os espíritos dos mortos e pessoas vivas. Os praticantes são conhecidos como "médiuns". Entre as formas mais conhecidas de mediunidade estão o transe, as mesas girantes e o tabuleiro ouija.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

Um psicopata desmascarado apresenta um espetáculo patético. Revela um indivíduo em deterioração, cuja depravação, feiura e falta de vergonha tomam conta de sua vida e contaminam a vida de todos aqueles que permanecem próximos a ele.

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

A falta de ar gerada nas crises de ansiedade (quando considerada um distúrbio psiquiátrico) é intermitente, aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas. Além disso, ela surge de forma súbita e intensa. Ao mesmo tempo, costuma vir acompanhada de sintomas como insônia e alterações alimentares.

A forma mais adequada é respirar pelo nariz, utilizando o movimento natural e involuntário do músculo diafragma, quer na inspiração facilitando a entrada de ar nos pulmões, quanto na expiração, eliminando o ar rico em dióxido de carbono para o ambiente.