Qual é o módulo de elasticidade do aço?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Qual o módulo de elasticidade do aço? O módulo de elasticidade do aço à temperatura ambiente está tipicamente entre 190 GPa (27.500 ksi) e 215 GPa (31.200 ksi).

Esta relação de proporcionalidade foi deduzida a partir da lei de Hooke (F=k.x). A constante E é denominada módulo de elasticidade (mas, também é conhecida como módulo de Young). Ela indica da rigidez do material (resistência do material à deformação elástica) e depende das forças e ligações inter-atômicas.

O módulo de elasticidade do aço (ou módulo de Young) é uma propriedade mecânica referente à rigidez ou resistência do material à deformação elástica.

No diagrama, fu é a resistência de ruptura do aço à tração ou limite de resistência à tração, fy a resistência ao escoamento do aço à tensão normal ou limite de escoamento e fp o limite de proporcionalidade.

VM40. Aço de alta temperabilidade, que atinge alta resistência mecânica após tratamento. Utilização para fabricação de peças de maior porte de uso geral, que necessitam de alta dureza e/ou resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo.

Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. O aço sae 1045 é mais duro que o aço sae 1020.

O aço SAE 1045 é um aço carbono com médio teor de carbono em sua composição química, com resistência mecânica entre 570 e 700 MPa e dureza Brinell entre 170 e 210HB.

O módulo de elasticidade do aço A36 é de 200 GPa (29 ksi).

O módulo de elasticidade do aço pode ser admitido como sendo 210 GPa, na falta de valores fornecidos pelo fabricante, ou de ensaios específicos. Pode-se assumir o valor de 7850 kg/m³, para a massa específica do aço de armadura passiva.

Normalmente o limite de elasticidade é determinado com 0,2 % de deformação plástica, motivo pelo qual a designação da característica é Rp 0,2.

O módulo de elasticidade é uma das propriedades mecânicas do concreto que merecem atenção especial ao se projetar estruturas. Tal importância se dá pelo fato de que este relaciona a deformação que o concreto sofre sob ação das tensões.

É mantido o módulo de elasticidade de 200 GPa do CA50, conforme indicado em norma.

Os aços com baixo teor de carbono têm menor resistência à tração, porém são mais dúcteis. As resistências à ruptura por tração ou compressão dos aços utilizados em estruturas são iguais, variando entre 300 Mpa até 1200 Mpa.

O aço é um material dúctil. Isso quer dizer que ele pode ser submetido à grandes deformações antes da ruptura. Os engenheiros escolhem materiais dúcteis para o projeto por que são capazes de absorver choque ou energia e, quando sobrecarregados, exibem, em geral, grande deformação antes de falhar.

O MPa significa Mega Pascal, que é uma unidade padrão de pressão dentro das Normas Técnicas modernas, sendo que 1 MPa = 10,19 kgf/mm². Ele é obtido através de um ensaio padronizado, chamado ensaio de resistência à tração de corpos de prova, que é feito dentro de certos critérios pré-estabelecidos.

O termo P11 se refere aos materiais para tubulações de aço liga com teor de 1,25% Cr e 0,5% Mo, e é a mesma para qualquer classificação da ASTM ou ASME (ASTM, 2015).